Repository logo
 
Publication

Arte: participar para envlver ou envolver para participar?

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorMilhano, Sandrina Diniz Fernandespt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Sérgio Paulo Brás
dc.date.accessioned2023-01-27T14:15:10Z
dc.date.available2023-01-27T14:15:10Z
dc.date.issued2022-10-31
dc.description.abstractA identidade de um povo traduz-se não só através dos valores que emergem da atualidade, mas sobretudo através dos traços da memória do seu passado. Para tal, muito contribui um conjunto de bens (materiais e/ou imateriais) que caracteriza e sustenta essa mesma identidade – o património cultural – os quais, mais do que conhecer e compreender, importa salvaguardar e preservar para que as gerações vindouras deles possam usufruir. É precisamente com base nestes pressupostos que nasce o presente estudo, de caráter qualitativo, que por meio de uma investigação ação implementada em contexto escolar, pretende envolver os seus destinatários (alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) em atividades artísticas, na área da música, existentes na comunidade educativa da freguesia de Pombal. No entanto, para que tal aconteça, foi necessário trazer as crianças para o seio da comunidade associativa/artística local, proporcionando-lhes um conjunto de experiências de participação ativa em atividades culturais e artísticas significativas, como forma mais profícua de conhecimento e apropriação das mesmas. Se, por um lado, importa perceber qual o papel que um maior envolvimento da comunidade escolar nas atividades artísticas locais pode assumir em termos de participação futura nestas atividades, por outro, importa reconhecer a relevância da experimentação dessas atividades, com vista a fomentar essa mesma participação. São exatamente estas inquietações que nos levam à pergunta de partida desta investigação (“de que forma é que o envolvimento das crianças em manifestações artísticas contribui para a sua participação ativa nas mesmas?”), cientes de que a arte e a cultura do futuro começam nas crianças do presente.pt_PT
dc.identifier.tid203210085pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8069
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrograma Nacional de Educação Estética e Artísticapt_PT
dc.subjectPertençapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectExperimentaçãopt_PT
dc.subjectEducação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPlano Nacional das Artespt_PT
dc.titleArte: participar para envlver ou envolver para participar?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE (Versão final).pdf
Size:
10.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: