Publication
Contributos da formatação textual para a proficiência leitora de alunos com dislexia
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T17:32:57Z | |
dc.date.available | 2022-01-28T17:32:57Z | |
dc.date.issued | 2021-12 | |
dc.date.updated | 2022-01-28T16:46:47Z | |
dc.description.abstract | A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica que, genericamente, está associada a uma decifração e fluência leitoras empobrecidas, resultado de um défice de consciência fonológica, inesperado face a outras capacidades cognitivas. Apesar de não ser impeditiva do desenvolvimento da proficiência leitora e do sucesso escolar, a dislexia traduz-se em consequências académicas, pessoais, emocionais e sociais, o que implica uma atenção redobrada por parte das escolas, dos professores e dos técnicos, no sentido de haver uma referenciação precoce destes casos, uma diferenciação das práticas pedagógicas e um apoio especializado que assegure o desenvolvimento das competências de leitura e do nível de literacia dos aprendentes. No sentido de aumentar a eficácia da leitura de alunos com dislexia, importa, portanto, adotar um conjunto de estratégias e ferramentas específicas em sala de aula. Neste âmbito, o artigo pretende sintetizar um conjunto de recomendações a ter em conta na fase de preparação de um texto dirigido a estes alunos, ao nível da organização da mancha gráfica, do seu realce e da sua estrutura. Estes princípios são sustentados pela evidência de que a forma como os textos são apresentados tem um efeito significativo na acessibilidade ao seu conteúdo, sendo possível melhorar o processo de decifração e, consequentemente, a compreensão da informação escrita. A formatação textual, sendo não só importante para alunos com dislexia, mas também para crianças e jovens sem dislexia, poderá ser considerada uma medida de suporte à aprendizagem e inclusão dirigida a todos os alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mangas, C.. "Contributos da formatação textual para a proficiência leitora de alunos com dislexia". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança, Faro, 2021. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-9023-78-9 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2686866 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6551 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Comunicação; Universidade do Algarve | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Dislexia | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Formatação Textual | pt_PT |
dc.title | Contributos da formatação textual para a proficiência leitora de alunos com dislexia | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 488 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 476 | pt_PT |
oaire.citation.title | III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança | pt_PT |
person.familyName | Mangas | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
rcaap.cv.cienciaid | 0C17-9C71-90B7 | Catarina Mangas | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 |