Repository logo
 
Publication

Contributos da formatação textual para a proficiência leitora de alunos com dislexia

dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.date.accessioned2022-01-28T17:32:57Z
dc.date.available2022-01-28T17:32:57Z
dc.date.issued2021-12
dc.date.updated2022-01-28T16:46:47Z
dc.description.abstractA dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica que, genericamente, está associada a uma decifração e fluência leitoras empobrecidas, resultado de um défice de consciência fonológica, inesperado face a outras capacidades cognitivas. Apesar de não ser impeditiva do desenvolvimento da proficiência leitora e do sucesso escolar, a dislexia traduz-se em consequências académicas, pessoais, emocionais e sociais, o que implica uma atenção redobrada por parte das escolas, dos professores e dos técnicos, no sentido de haver uma referenciação precoce destes casos, uma diferenciação das práticas pedagógicas e um apoio especializado que assegure o desenvolvimento das competências de leitura e do nível de literacia dos aprendentes. No sentido de aumentar a eficácia da leitura de alunos com dislexia, importa, portanto, adotar um conjunto de estratégias e ferramentas específicas em sala de aula. Neste âmbito, o artigo pretende sintetizar um conjunto de recomendações a ter em conta na fase de preparação de um texto dirigido a estes alunos, ao nível da organização da mancha gráfica, do seu realce e da sua estrutura. Estes princípios são sustentados pela evidência de que a forma como os textos são apresentados tem um efeito significativo na acessibilidade ao seu conteúdo, sendo possível melhorar o processo de decifração e, consequentemente, a compreensão da informação escrita. A formatação textual, sendo não só importante para alunos com dislexia, mas também para crianças e jovens sem dislexia, poderá ser considerada uma medida de suporte à aprendizagem e inclusão dirigida a todos os alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMangas, C.. "Contributos da formatação textual para a proficiência leitora de alunos com dislexia". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança, Faro, 2021.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-9023-78-9
dc.identifier.slugcv-prod-2686866
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6551
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Comunicação; Universidade do Algarvept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectFormatação Textualpt_PT
dc.titleContributos da formatação textual para a proficiência leitora de alunos com dislexiapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage488pt_PT
oaire.citation.startPage476pt_PT
oaire.citation.titleIII Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudançapt_PT
person.familyNameMangas
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
rcaap.cv.cienciaid0C17-9C71-90B7 | Catarina Mangas
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2021_Contributos_da_Formatação_Textual.pdf
Size:
3.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: