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Authors
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Abstract(s)
A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica que, genericamente, está associada a
uma decifração e fluência leitoras empobrecidas, resultado de um défice de consciência
fonológica, inesperado face a outras capacidades cognitivas. Apesar de não ser impeditiva do
desenvolvimento da proficiência leitora e do sucesso escolar, a dislexia traduz-se em
consequências académicas, pessoais, emocionais e sociais, o que implica uma atenção
redobrada por parte das escolas, dos professores e dos técnicos, no sentido de haver uma
referenciação precoce destes casos, uma diferenciação das práticas pedagógicas e um apoio
especializado que assegure o desenvolvimento das competências de leitura e do nível de
literacia dos aprendentes.
No sentido de aumentar a eficácia da leitura de alunos com dislexia, importa, portanto, adotar
um conjunto de estratégias e ferramentas específicas em sala de aula. Neste âmbito, o artigo
pretende sintetizar um conjunto de recomendações a ter em conta na fase de preparação de um
texto dirigido a estes alunos, ao nível da organização da mancha gráfica, do seu realce e da sua
estrutura. Estes princípios são sustentados pela evidência de que a forma como os textos são
apresentados tem um efeito significativo na acessibilidade ao seu conteúdo, sendo possível
melhorar o processo de decifração e, consequentemente, a compreensão da informação escrita.
A formatação textual, sendo não só importante para alunos com dislexia, mas também para
crianças e jovens sem dislexia, poderá ser considerada uma medida de suporte à aprendizagem
e inclusão dirigida a todos os alunos.
Description
Keywords
Educação inclusiva Dislexia Leitura Formatação Textual
Pedagogical Context
Citation
Mangas, C.. "Contributos da formatação textual para a proficiência leitora de alunos com dislexia". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança, Faro, 2021.
Publisher
Escola Superior de Educação e Comunicação; Universidade do Algarve