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Processos que potenciam a criatividade
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira | |
dc.contributor.author | Gomes, Francisco José Romão de Salis | |
dc.date.accessioned | 2017-07-20T10:34:24Z | |
dc.date.available | 2017-07-20T10:34:24Z | |
dc.date.issued | 2017-06-30 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação pretende ilustrar o desenvolvimento de determinados objetos pensados como potenciadores de experiências. Pretendeu-se que estes estivessem relacionados com a atividade de pensar e que a sua utilização, em diferentes ocasiões, contribuísse para o desencadeamento criativo de várias disciplinas, nomeadamente a do design. Neste sentido, procurou-se desenvolver um processo criativo elaborado em torno dos interesses do autor, que parte de uma reflexão na procura de diferentes fontes de inspiração. O autor constatou, durante a sua formação, que existem momentos que se propiciam à utilização de ferramentas que potenciam a criação. Partindo desta noção de momentos potenciadores de criatividade, foram desenvolvidas ferramentas interativas que evidenciam o poder desses momentos. Com base em processos experimentais, o autor ao utilizá-las, coloca-se no lugar de uma pessoa “observadora”, “pesquisadora” e “conversadora”. Este observa a realidade que o envolve, a qual está repleta de estímulos por apreender. Os dispositivos criados têm como objetivo mediar os vários estímulos e canalizá-los segundo uma técnica de registo, o desenho. Ou seja, os três objetos criados são dispositivos de desenho que servem efectivamente para os executar e guardar, como se de uma base de dados se tratasse. Durante a sua execução surgem perguntas, respostas, pensamentos, sensações. Percebe-se que o desenho envolve uma complexa dimensão de diálogo, observável ao longo das diferentes experiências. Nos dois primeiros objetos a experiência de utilização dos mesmos é feita num processo mais introspetivo. No último acrescenta-se uma variável, a de mais utilizadores, ou seja, existe uma interação com terceiros. Enquanto nos dois primeiros a conversa decorre apenas no pensamento do autor, no último existe, de facto, uma conversa entre os participantes. A construção destes diálogos desenhados e falados tem a força para abrir inúmeras possibilidades de trabalho. Em suma, a utilização das ferramentas de desenho permitirá experimentar um processo criativo e reforçar o contributo do desenho para o ato criativo. Estes exercícios assentam numa procura que deve começar sem objetivo, onde se valoriza a possibilidade de explorar o inesperado. Cada exercício procura abrir caminhos para o pensamento, desbloquear a mente e potenciar o surgimento de algo novo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201718979 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2673 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Processo criativo | pt_PT |
dc.subject | Experiência | pt_PT |
dc.subject | Momentos de inspiração | pt_PT |
dc.subject | Dispositivos de desenho | pt_PT |
dc.title | Processos que potenciam a criatividade | pt_PT |
dc.title.alternative | Ferramentas de desenho | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Design de Produto | pt_PT |
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