Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
56.37 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação pretende ilustrar o desenvolvimento de determinados objetos pensados
como potenciadores de experiências. Pretendeu-se que estes estivessem relacionados
com a atividade de pensar e que a sua utilização, em diferentes ocasiões, contribuísse
para o desencadeamento criativo de várias disciplinas, nomeadamente a do design.
Neste sentido, procurou-se desenvolver um processo criativo elaborado em torno dos
interesses do autor, que parte de uma reflexão na procura de diferentes fontes de inspiração.
O autor constatou, durante a sua formação, que existem momentos que se propiciam
à utilização de ferramentas que potenciam a criação.
Partindo desta noção de momentos potenciadores de criatividade, foram desenvolvidas
ferramentas interativas que evidenciam o poder desses momentos. Com base em
processos experimentais, o autor ao utilizá-las, coloca-se no lugar de uma pessoa “observadora”,
“pesquisadora” e “conversadora”.
Este observa a realidade que o envolve, a qual está repleta de estímulos por apreender.
Os dispositivos criados têm como objetivo mediar os vários estímulos e canalizá-los segundo
uma técnica de registo, o desenho. Ou seja, os três objetos criados são dispositivos
de desenho que servem efectivamente para os executar e guardar, como se de
uma base de dados se tratasse. Durante a sua execução surgem perguntas, respostas,
pensamentos, sensações. Percebe-se que o desenho envolve uma complexa dimensão
de diálogo, observável ao longo das diferentes experiências. Nos dois primeiros objetos
a experiência de utilização dos mesmos é feita num processo mais introspetivo. No último
acrescenta-se uma variável, a de mais utilizadores, ou seja, existe uma interação com terceiros.
Enquanto nos dois primeiros a conversa decorre apenas no pensamento do autor,
no último existe, de facto, uma conversa entre os participantes. A construção destes diálogos
desenhados e falados tem a força para abrir inúmeras possibilidades de trabalho.
Em suma, a utilização das ferramentas de desenho permitirá experimentar um processo
criativo e reforçar o contributo do desenho para o ato criativo. Estes exercícios assentam
numa procura que deve começar sem objetivo, onde se valoriza a possibilidade de explorar
o inesperado. Cada exercício procura abrir caminhos para o pensamento, desbloquear
a mente e potenciar o surgimento de algo novo.
Description
Keywords
Processo criativo Experiência Momentos de inspiração Dispositivos de desenho