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- Corporate restructuring and insolvency law at issuePublication . Frade, Catarina; Conceição, Ana Filipa; Fernando, Paula; Jesus, Ruben
- A forma segue a origemPublication . Xavier, Marisa Sofia Dias; Gonçalves, Sérgio Gomes Pires“It has been famously said that form follows function, but the possibilities are greater when form follows evolution.” 1 A evolução aqui referida por William McDonough e Michael Braungart prende-se com uma necessidade de perceber o mundo e a forma de como ele se está a desenvolver, e as consequências que esse desenvolvimento está a ter no contexto ambiental. Esta evolução pode também ter a ver com o desenvolvimento da capacidade de entender e aplicar materiais que ainda não tenham sido alterados ao ponto de se tornarem um problema. O trabalho desenvolveu-se em torno desta problemática, procurando numa primeira fase identificar uma família de produtos de consumo cujo impacto se considere nocivo ao meio ambiente, e consequentemente à saúde humana. Foram desenvolvidos um conjunto de objetos que pretendem ser uma alternativa à utilização de produtos descartáveis feitos em plástico, recorrendo a materiais naturais, abundantes e de fácil transformação, e cujas características se adequavam ao seu uso. Os objetos foram prototipados e foram posteriormente testados quer em contexto real de utilização quer em laboratório, de forma a averiguar a sua aplicabilidade. O projeto contém uma viagem pelos processos que levaram à definição dos produtos, alimentada pelo conhecimento que se foi adquirindo acerca dos materiais, quer pelo seu estudo quer pela experiência da sua manipulação. 1 Braungart, Michael; McDonough, William (2009). Chapter 5 Respect Diversity. Cradle to cradle: Remaking the way we make things (p. 141). New York: North Point Press
- Processos que potenciam a criatividadePublication . Gomes, Francisco José Romão de Salis; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraEsta dissertação pretende ilustrar o desenvolvimento de determinados objetos pensados como potenciadores de experiências. Pretendeu-se que estes estivessem relacionados com a atividade de pensar e que a sua utilização, em diferentes ocasiões, contribuísse para o desencadeamento criativo de várias disciplinas, nomeadamente a do design. Neste sentido, procurou-se desenvolver um processo criativo elaborado em torno dos interesses do autor, que parte de uma reflexão na procura de diferentes fontes de inspiração. O autor constatou, durante a sua formação, que existem momentos que se propiciam à utilização de ferramentas que potenciam a criação. Partindo desta noção de momentos potenciadores de criatividade, foram desenvolvidas ferramentas interativas que evidenciam o poder desses momentos. Com base em processos experimentais, o autor ao utilizá-las, coloca-se no lugar de uma pessoa “observadora”, “pesquisadora” e “conversadora”. Este observa a realidade que o envolve, a qual está repleta de estímulos por apreender. Os dispositivos criados têm como objetivo mediar os vários estímulos e canalizá-los segundo uma técnica de registo, o desenho. Ou seja, os três objetos criados são dispositivos de desenho que servem efectivamente para os executar e guardar, como se de uma base de dados se tratasse. Durante a sua execução surgem perguntas, respostas, pensamentos, sensações. Percebe-se que o desenho envolve uma complexa dimensão de diálogo, observável ao longo das diferentes experiências. Nos dois primeiros objetos a experiência de utilização dos mesmos é feita num processo mais introspetivo. No último acrescenta-se uma variável, a de mais utilizadores, ou seja, existe uma interação com terceiros. Enquanto nos dois primeiros a conversa decorre apenas no pensamento do autor, no último existe, de facto, uma conversa entre os participantes. A construção destes diálogos desenhados e falados tem a força para abrir inúmeras possibilidades de trabalho. Em suma, a utilização das ferramentas de desenho permitirá experimentar um processo criativo e reforçar o contributo do desenho para o ato criativo. Estes exercícios assentam numa procura que deve começar sem objetivo, onde se valoriza a possibilidade de explorar o inesperado. Cada exercício procura abrir caminhos para o pensamento, desbloquear a mente e potenciar o surgimento de algo novo.
- Incongruências OcultasPublication . Palheiros, Liliana Andreia Martins; Pires, Fernando Alípio BrízioEste projeto parte de uma reflexão sobre a forma como nos relacionamos com os objetos que nos rodeiam e sobre o modo mecânico como os utilizamos todos os dias. O reconhecimento visual que temos dos objetos leva-nos a um saber agir instintivo e pragmático que nos facilita o quotidiano. Quando vemos um objeto que nos é familiar, percebemos a sua função, o seu peso e a sua textura, mesmo antes de o tocarmos. Pretende-se que este trabalho ajude a quebrar a rotina provocada pelos automatismos das ações diárias, adicionando elementos inesperados a objetos simples. Deste modo, procura-se captar a atenção e pôr em causa as expectativas do utilizador, transformando ações banais em novas experiências.