Repository logo
 
Publication

Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior

dc.contributor.authorNunes, Getúlio Tadeu
dc.contributor.authorLanzer, Edgar Augusto
dc.contributor.authorSerra, Fernando Ribeiro
dc.contributor.authorFerreira, Manuel Portugal
dc.date.accessioned2009-08-10T12:46:50Z
dc.date.available2009-08-10T12:46:50Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO artigo apresenta uma análise do atual cenário competitivo do Ensino Superior brasileiro, com o objetivo de demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. O trabalho trata da existência de barreiras contra uma abordagem de marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestão acadêmica desenvolvido tendo como base um mercado sem competição, comprovando que há uma resistência contra o uso de estratégias mercadológicas nas instituições de Ensino Superior. Neste trabalho, são analisadas as estratégias de marketing utilizadas e são discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser feito um confronto dessas estratégias com uma abordagem de marketing de relacionamento. É feita uma revisão teórica sobre o marketing relacional, sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualização para organizações universitárias.pt
dc.identifier.citationNUNES, Getúlio Tadeu e outros - Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior. Gestão & Regionalidade. Vol. 24, n.º 69 (Jan./Abr. 2008), p. 62-78pt
dc.identifier.issn1808-5792
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/41
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Municipal de São Caetano do Sulpt
dc.subjectMarketing de relacionamentopt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectEstratégiapt
dc.titleAbordagem do marketing de relacionamento no ensino superiorpt
dc.title.alternativeRelationship marketing approach in higher educationpt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Caetano do Sulpt
oaire.citation.endPage78pt
oaire.citation.startPage62pt
oaire.citation.titleGestão & Regionalidadept
person.familyNameFerreira
person.givenNameManuel
person.identifier.ciencia-id2B1A-16D4-80DA
person.identifier.orcid0000-0002-4642-4605
person.identifier.ridA-2322-2012
person.identifier.scopus-author-id7402787382
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublication69895f61-97d7-47e5-93e3-ede7fb54631c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69895f61-97d7-47e5-93e3-ede7fb54631c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo_regionalidade.pdf
Size:
386.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: