Publication
Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | pt_PT |
dc.contributor.author | Anastácio, Cátia Filipa Saraiva | |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T10:53:12Z | |
dc.date.available | 2019-07-24T10:53:12Z | |
dc.date.issued | 2019-06-12 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre a documentação pedagógica. Encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta uma dimensão reflexiva sobre as inúmeras experiências da Prática Pedagógica e a segunda uma dimensão investigativa sobre a documentação pedagógica. A primeira parte incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica e reflexiva fundamentada, enunciamos expectativas, dificuldades sentidas, a evidenciamos as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como estratégias utilizadas. Esta dimensão foi crucial ao longo de todo o processo formativo, sendo o alicerce da aprendizagem que subjaz às grandes ações de um agente educativo, nomeadamente a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. A documentação pedagógica adquire um lugar de destaque no presente relatório, quer por estar presente neste ciclo e se tratar do tema principal quer pela sua relevância na dimensão investigativa. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e de índole interpretativa, realizado nos contextos de Educação de Infância, nomeadamente creche e jardim de infância, com intuito de compreender os contributos da documentação pedagógica para o processo educativo. Este estudo permitiu compreender o conceito de documentação pedagógica, identificar as suas características e funções, assim como perceber o seu processo de construção. Para além disso, revelou vantagens para o contexto de Educação de Infância, particularmente ao nível da aprendizagem das crianças e dos benefícios para educadores e pais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202266176 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4022 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.title | Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title.alternative | Contributos da documentação pedagógica em contextos de Educação de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- RELATÓTIO_+Cátia+Anastácio_+correção+12-06-2019.pdf
- Size:
- 1.72 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: