Repository logo
 
Publication

Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves dept_PT
dc.contributor.authorAnastácio, Cátia Filipa Saraiva
dc.date.accessioned2019-07-24T10:53:12Z
dc.date.available2019-07-24T10:53:12Z
dc.date.issued2019-06-12
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre a documentação pedagógica. Encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta uma dimensão reflexiva sobre as inúmeras experiências da Prática Pedagógica e a segunda uma dimensão investigativa sobre a documentação pedagógica. A primeira parte incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica e reflexiva fundamentada, enunciamos expectativas, dificuldades sentidas, a evidenciamos as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como estratégias utilizadas. Esta dimensão foi crucial ao longo de todo o processo formativo, sendo o alicerce da aprendizagem que subjaz às grandes ações de um agente educativo, nomeadamente a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. A documentação pedagógica adquire um lugar de destaque no presente relatório, quer por estar presente neste ciclo e se tratar do tema principal quer pela sua relevância na dimensão investigativa. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e de índole interpretativa, realizado nos contextos de Educação de Infância, nomeadamente creche e jardim de infância, com intuito de compreender os contributos da documentação pedagógica para o processo educativo. Este estudo permitiu compreender o conceito de documentação pedagógica, identificar as suas características e funções, assim como perceber o seu processo de construção. Para além disso, revelou vantagens para o contexto de Educação de Infância, particularmente ao nível da aprendizagem das crianças e dos benefícios para educadores e pais.pt_PT
dc.identifier.tid202266176pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4022
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.titleUm caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógicapt_PT
dc.title.alternativeContributos da documentação pedagógica em contextos de Educação de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓTIO_+Cátia+Anastácio_+correção+12-06-2019.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: