Publication
O PAPEL DA EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRIATIVAS DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Proença, Ana Paula Coelho Pina | |
| dc.contributor.author | Morais, Diana Monteiro de | |
| dc.date.accessioned | 2025-02-11T15:13:11Z | |
| dc.date.available | 2025-02-11T15:13:11Z | |
| dc.date.issued | 2024-11-22 | |
| dc.description.abstract | Sendo a escola pública uma instituição inclusiva, que recebe todos os alunos, independentemente das suas características individuais, esta tem o dever de desenvolver nos alunos competências cognitivas, sociais, físicas, emocionais e criativas. Essas competências, depois de desenvolvidas, permitem ao aluno atuar futuramente na sociedade de forma mais ativa e interventiva. O presente relatório de projeto pretende dar a conhecer o contributo que a Expressão Dramática tem no desenvolvimento de competências criativas de expressão e comunicação oral, escrita e na melhoria das relações entre pares numa turma de 3.º ano do 1.º CEB. Trata-se de uma investigação-ação assente num estudo de caso, onde se clarifica a relação que esta área transversal tem no desenvolvimento da expressão corporal e oral, na criatividade, na atenção e concentração dos alunos, o que pode influenciar a melhoria das suas competências. Poderá verificar-se, através da revisão bibliográfica como a implementação de um Programa de Expressão Dramática/Teatro influencia positivamente o desenvolvimento global dos alunos. Após a identificação das dificuldades e capacidades demonstradas pelos alunos, a evolução foi verificada com base nas perceções dos encarregados de educação, da professora de Expressão Dramática das Atividades de Enriquecimento Curricular e pelos dados recolhidos através da observação participante com registos em diário de bordo, da professora investigadora. Finalmente, discutem-se os dados e apresentam-se as conclusões onde são projetados os contributos do Programa de Expressão Dramática implementado, salientando as limitações e recomendações do estudo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203887760 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10471 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagens Essenciais | pt_PT |
| dc.subject | Competências Criativas | pt_PT |
| dc.subject | Expressão Dramática | pt_PT |
| dc.subject | Teatro | pt_PT |
| dc.subject | Expressão dramática | pt_PT |
| dc.subject | Comunicação Oral | pt_PT |
| dc.subject | Escrita | pt_PT |
| dc.title | O PAPEL DA EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRIATIVAS DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
