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A relação entre os valores culturais e o amor ao dinheiro: um estudo em Portugal e Espanha

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Tânia de Matos Gomes
dc.contributor.authorGilmartín, Sónia Redondo
dc.date.accessioned2017-06-13T09:52:45Z
dc.date.available2017-06-13T09:52:45Z
dc.date.issued2017-05-09
dc.description.abstractAtualmente, vivendo-se na era da globalização e envoltos no capitalismo, as relações a vários níveis e entre diferentes culturas são permanentes e intensas. Assim, urge dedicar atenção à importância que os indivíduos atribuem ao dinheiro em diferentes contextos culturais. Apesar de existirem diversos estudos sobre estes dois temas separadamente, muito poucos se dedicaram a estudá-los em conjunto. Neste estudo, foi realizado um questionário com o objetivo de medir a relação que existe entre os valores culturais e o amor ao dinheiro a indivíduos espanhóis e portugueses, obtendo-se uma amostra final válida de 613 indivíduos. Usaram-se várias técnicas estatísticas, nomeadamente análise cluster, fatorial e regressão, concluindo-se que Espanha e Portugal são dois países muito similares e, portanto, o amor ao dinheiro é atribuído segundo os valores culturais de cada nacionalidade, e, neste estudo, de acordo com uma cultura Ibérica. Pelo contraste das cinco hipóteses deste estudo, todas elas foram corroboradas, denotando a existência de relações significativas. Quanto à influência da distância ao poder no fator motivador, foi observado que quanto mais os indivíduos aceitem a distinção de poder entre as classes da sociedade, mais o dinheiro vai funcionar como motivador para as pessoas dessas culturas. No que concerne à distância ao poder e maldade, foi observado que as pessoas quando têm poder tendem a realizar atos antieticos. No que concerne à masculinidade e sua influência no fator maldade bem como no caso da masculinidade e sua influência no fator sucesso, foi observado que existe uma influência da masculinidade em ambas as dimensões do amor ao dinheiro: sucesso e maldade. Assim, as sociedades masculinas guiam-se por um maior desejo de conquistas e sucessos, e muitas vezes tomam decisões pelo próprio sucesso que desencadeiam atos antiéticos, pelo seu próprio bem. Quanto ao individualismo e sua influência no fator sucesso, verificou-se que as pessoas quanto mais fechadas em si, mais ênfase colocam nos seus próprios interesses em vez de a colocarem nos grupos a que pertencem. Assim, o foco é nas metas pessoais e a nível independente. Este estudo pretende contribuir com uma nova evidência para os gestores atribuírem a adequada valorização à questão do dinheiro de acordo com a importância que os indivíduos (no geral) e colaboradores (em particular) lhe atribuem nas suas culturas. Com este estudo, acredita-se que as políticas das organizações aos níveis éticos, motivacionais e de liderança dos colaboradores podem ser adequadamente definidas e implementadas.pt_PT
dc.identifier.tid201705605pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2601
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAmor ao dinheiropt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectValores culturaispt_PT
dc.subjectEspanhapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectTeoria aas expectativaspt_PT
dc.titleA relação entre os valores culturais e o amor ao dinheiro: um estudo em Portugal e Espanhapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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