Repository logo
 
Publication

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMourão, Alda Maria Martins
dc.contributor.authorMacedo, Ana Salomé Monteiro
dc.date.accessioned2023-12-09T19:28:24Z
dc.date.available2023-12-09T19:28:24Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.description.abstractNesta dissertação procurámos refletir sobre a forma como a mulher era representada na publicidade entre os anos de 1969 e 1979. Para se atingir esse objetivo escolhemos como corpus anúncios do Diário de Lisboa. Analisámos a publicidade inserida no periódico selecionado, durante o espaço temporal definido, no sentido de identificar diferenças. Explorámos também (com o mesmo propósito) o seu suplemento semanal dirigido ao público feminino. As mudanças ocorridas, fruto de um tempo longo da história do país, mostraram ser lentas. As mulheres continuaram a ser subordinadas, especialmente pela publicidade que as usava como principal objeto, recorrendo à representação de estatuto social, à aparência e ao corpo. A análise revelou-nos o(s) papel(eis) atribuído(s) à mulher na sociedade portuguesa numa época marcada pela conjuntura política e social, definida pelo Estado Novo, antes da Revolução do 25 de Abril. O ideal feminino promovido pelo salazarismo esperava das mulheres o seu desempenho como boas donas de casa, boas esposas e submissas aos homens. Ainda que com atraso em relação a outros países da Europa, os anos 70 representaram um vento de esperança para as mudanças sociais em Portugal, nomeadamente na igualdade de género. A música, a moda e a publicidade, assim como os efeitos da Revolução, influenciaram a dinâmica da sociedade e o espaço das mulheres que se traduziram em algumas conquistas.pt_PT
dc.identifier.tid203417429pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9040
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRepresentação femininapt_PT
dc.subjectDiário de Lisboapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectMulherpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.titleA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADEpt_PT
dc.title.alternativeANÁLISE DE ANÚNCIOS DO DIÁRIO DE LISBOA (1969 - 1979)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
arepresentacaodamulhernapublicidade_após correções formais.pdf
Size:
5.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: