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Abstract(s)
Nesta dissertação procurámos refletir sobre a forma como a mulher era representada na publicidade entre os anos de 1969 e 1979. Para se atingir esse objetivo escolhemos como corpus anúncios do Diário de Lisboa.
Analisámos a publicidade inserida no periódico selecionado, durante o espaço temporal definido, no sentido de identificar diferenças. Explorámos também (com o mesmo propósito) o seu suplemento semanal dirigido ao público feminino.
As mudanças ocorridas, fruto de um tempo longo da história do país, mostraram ser lentas. As mulheres continuaram a ser subordinadas, especialmente pela publicidade que as usava como principal objeto, recorrendo à representação de estatuto social, à aparência e ao corpo.
A análise revelou-nos o(s) papel(eis) atribuído(s) à mulher na sociedade portuguesa numa época marcada pela conjuntura política e social, definida pelo Estado Novo, antes da Revolução do 25 de Abril. O ideal feminino promovido pelo salazarismo esperava das mulheres o seu desempenho como boas donas de casa, boas esposas e submissas aos homens. Ainda que com atraso em relação a outros países da Europa, os anos 70 representaram um vento de esperança para as mudanças sociais em Portugal, nomeadamente na igualdade de género. A música, a moda e a publicidade, assim como os efeitos da Revolução, influenciaram a dinâmica da sociedade e o espaço das mulheres que se traduziram em algumas conquistas.
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Keywords
Representação feminina Diário de Lisboa Imagem Mulher Publicidade