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Os assistentes técnicos na organização escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Susana Isabel da Cunha Sardinha | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Marlene Filipa da Natividade e | |
dc.contributor.author | Carvalho, Teresa Margarida Maia de | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T13:19:12Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T13:19:12Z | |
dc.date.issued | 2020-05-27 | |
dc.description.abstract | A Administração Pública, nas últimas décadas, passou por grandes reformas na sua gestão com o objetivo de se tornar mais eficiente e eficaz visando a melhoria e a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Neste quadro geral, a Escola, foi espelhando as transformações sociais, sendo alvo de várias mudanças no campo educativo decorrentes, desde logo, da massificação do ensino e do consequente aumento e diversificação da população escolar. Ao longo de mais de duas décadas muitas foram as alterações legislativas no que diz respeito ao pessoal não docente, em geral e aos Assistentes Técnicos, em particular, com o reconhecimento da necessidade de formação profissional dos recursos humanos, com a reformulação de funções, competências, conteúdos funcionais, com a extinção de algumas carreiras profissionais e a criação de outras (carreiras) novas. Tendo por base uma dessas carreiras profissionais, a dos Assistentes Técnicos, desenvolvemos a presente investigação com o propósito de comparar a perceção que referidos profissionais têm do seu papel na Escola, com relação à perceção dos restantes membros da comunidade escolar têm da atividade daqueles profissionais. Esta investigação consiste num estudo de caso, com recurso, essencialmente, ao inquérito por questionário, enquanto instrumento de recolha de dados, uma vez que, devido às medidas de confinamento decorrentes da Pandemia do COVID 19, não foi possível complementá-lo, triangulando os respetivos dados, com as entrevistas aos Assistentes Técnicos, tal como inicialmente previsto e calendarizado. Da comparação dos resultados obtidos percebemos que a perceção que os Assistentes Técnicos têm do exercício do seu trabalho na organização é mais positiva do que aquela que efetivamente a comunidade escolar lhes consegue reconhecer. Os Assistentes Técnicos consideram que o tempo de trabalho (correspondente ao seu horário de trabalho, diário e semanal) é adequado e vai ao encontro das respetivas expetativas, o que contribui para a sua realização pessoal. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202497488 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4997 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_PT |
dc.subject | Administração escolar | pt_PT |
dc.subject | Administração Pública | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Gestão de conflitos | pt_PT |
dc.subject | Trabalho | pt_PT |
dc.title | Os assistentes técnicos na organização escolar | pt_PT |
dc.title.alternative | estudo de caso no agrupamento de escolas Domingos Sequeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação- Área Especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |
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