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Abstract(s)
A Administração Pública, nas últimas décadas, passou por grandes
reformas na sua gestão com o objetivo de se tornar mais eficiente e
eficaz visando a melhoria e a qualidade dos serviços prestados à
comunidade. Neste quadro geral, a Escola, foi espelhando as
transformações sociais, sendo alvo de várias mudanças no campo
educativo decorrentes, desde logo, da massificação do ensino e do
consequente aumento e diversificação da população escolar. Ao longo
de mais de duas décadas muitas foram as alterações legislativas no
que diz respeito ao pessoal não docente, em geral e aos Assistentes
Técnicos, em particular, com o reconhecimento da necessidade de
formação profissional dos recursos humanos, com a reformulação de
funções, competências, conteúdos funcionais, com a extinção de
algumas carreiras profissionais e a criação de outras (carreiras) novas.
Tendo por base uma dessas carreiras profissionais, a dos Assistentes
Técnicos, desenvolvemos a presente investigação com o propósito de
comparar a perceção que referidos profissionais têm do seu papel na
Escola, com relação à perceção dos restantes membros da comunidade
escolar têm da atividade daqueles profissionais.
Esta investigação consiste num estudo de caso, com recurso,
essencialmente, ao inquérito por questionário, enquanto instrumento
de recolha de dados, uma vez que, devido às medidas de confinamento
decorrentes da Pandemia do COVID 19, não foi possível
complementá-lo, triangulando os respetivos dados, com as entrevistas
aos Assistentes Técnicos, tal como inicialmente previsto e
calendarizado.
Da comparação dos resultados obtidos percebemos que a perceção que
os Assistentes Técnicos têm do exercício do seu trabalho na
organização é mais positiva do que aquela que efetivamente a
comunidade escolar lhes consegue reconhecer. Os Assistentes
Técnicos consideram que o tempo de trabalho (correspondente ao seu
horário de trabalho, diário e semanal) é adequado e vai ao encontro
das respetivas expetativas, o que contribui para a sua realização
pessoal.
Description
Keywords
Gestão Escolar Administração escolar Administração Pública Formação Gestão de conflitos Trabalho