Publication
Formação reflexiva e desenvolvimento de competências
dc.contributor.author | Dias, Isabel Simões | |
dc.contributor.author | Kowalski, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2011-02-21T09:31:16Z | |
dc.date.available | 2011-02-21T09:31:16Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Pretende-se com esta comunicação partilhar uma experiência a decorrer no âmbito da Formação Inicial em Educação de Infância no Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação. Procurando reflectir sobre a formação enquadrada numa abordagem por competências, apresentam-se dados reveladores do significado de um processo desta natureza. Enquanto docentes do curso de formação inicial em Educação de Infância, temos vindo a acompanhar o processo de formação no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica do 3.º ano nos últimos quatro anos. A ênfase na reflexão e no desenvolvimento de competências dos alunos tem sido alvo de uma atitude investigativa identificada em trabalho de equipa e assumida em parceria com os alunos, desde o início desta nossa experiência. O pensar sobre as diferentes tarefas, exercícios e processos quer individualmente quer em grupo, tem permitido progressos formativos notórios que vão da descrição à autonomia cognitiva. As duas vertentes, reflexão e desenvolvimento continuado de competências, quer para nós enquanto supervisoras, quer para os alunos e educadoras cooperantes que os acompanham nas instituições, constituem-se como claros referenciais formativos. Quando se analisa a forma como os alunos interagem com as crianças, podemos verificar uma notória valorização dessas mesmas premissas na acção educativa. Podemos constatar a valorização da reflexão com as crianças com incidência na partilha de decisões, consciencialização das aprendizagens assim como na identificação do modo como influencia a qualidade das oportunidades de aprendizagem. Enquanto proposta formativa, a reflexão repercute-se na perspectiva que os alunos vêm mostrando ter sobre o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais. | por |
dc.identifier.citation | Kowalski, I., & Dias, I. S. (2008). Formação reflexiva e desenvolvimento de competências. Actas do 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança (2.ª edição). Braga: Universidade do Minho (ISBN 978-972-8952-09-9). | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-09-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/361 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Interacção | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Formação reflexiva e desenvolvimento de competências | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Pinto Simões Dias | |
person.givenName | Maria Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 521C-3569-D044 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5522-3760 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54 |