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Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorTavares, Dina dos Santospt_PT
dc.contributor.authorCorreia, Susana Daniela Gonçalves
dc.date.accessioned2018-07-31T13:16:39Z
dc.date.available2018-07-31T13:16:39Z
dc.date.issued2018-06-13
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na primeira dimensão, realiza-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realçando-se experiências vividas, aprendizagens realizadas e dificuldades enfrentadas. Na segunda dimensão, apresenta-se um estudo de carácter qualitativo desenvolvido num contexto de 5.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Matemática. Neste procurou-se perceber como se pode desenvolver a Educação Financeira nas aulas de Matemática, através da aplicação de uma sequência de tarefas contextualizada com situações financeiras consideradas próximas e/ou do interesse dos alunos. Para atingir este objetivo, procurou-se conhecer as estratégias e as dificuldades dos alunos, bem como as potencialidades e as limitações das tarefas implementadas. Os resultados do estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação simbólica, sendo a sua principal dificuldade relacionada com erros de cálculos frequentes durante a resolução de problemas e a comunicação matemática escrita. Ficou ainda evidente que os alunos realizaram aprendizagens matemáticas e financeiras, emanadas da realização e exploração das tarefas implementadas. Como principal limitação das tarefas matemáticas em contexto financeiro, destaca-se o tempo de aula necessário para a exploração de todos os conceitos e situações.pt_PT
dc.identifier.tid201957272pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3406
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Matemáticapt_PT
dc.subjectConexões matemáticaspt_PT
dc.subjectEducação Financeirapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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