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Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
| dc.contributor.advisor | Tavares, Dina dos Santos | pt_PT |
| dc.contributor.author | Correia, Susana Daniela Gonçalves | |
| dc.date.accessioned | 2018-07-31T13:16:39Z | |
| dc.date.available | 2018-07-31T13:16:39Z | |
| dc.date.issued | 2018-06-13 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na primeira dimensão, realiza-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realçando-se experiências vividas, aprendizagens realizadas e dificuldades enfrentadas. Na segunda dimensão, apresenta-se um estudo de carácter qualitativo desenvolvido num contexto de 5.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Matemática. Neste procurou-se perceber como se pode desenvolver a Educação Financeira nas aulas de Matemática, através da aplicação de uma sequência de tarefas contextualizada com situações financeiras consideradas próximas e/ou do interesse dos alunos. Para atingir este objetivo, procurou-se conhecer as estratégias e as dificuldades dos alunos, bem como as potencialidades e as limitações das tarefas implementadas. Os resultados do estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação simbólica, sendo a sua principal dificuldade relacionada com erros de cálculos frequentes durante a resolução de problemas e a comunicação matemática escrita. Ficou ainda evidente que os alunos realizaram aprendizagens matemáticas e financeiras, emanadas da realização e exploração das tarefas implementadas. Como principal limitação das tarefas matemáticas em contexto financeiro, destaca-se o tempo de aula necessário para a exploração de todos os conceitos e situações. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201957272 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3406 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_PT |
| dc.subject | Conexões matemáticas | pt_PT |
| dc.subject | Educação Financeira | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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