Publication
[Lideranças Intermédias e Educação Inclusiva – Um estudo de caso]
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Marlene Filipa da Natividade e | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Sara Alexandra Vicente | |
dc.date.accessioned | 2025-07-15T12:49:29Z | |
dc.date.available | 2025-07-15T12:49:29Z | |
dc.date.issued | 2025-06-16 | |
dc.description.abstract | O sistema educativo está em constante mudança, impulsionado por transformações políticas, demográficas e económicas. Nesse contexto, as escolas têm recebido cada vez mais autonomia, permitindo-lhes oferecer a melhor educação possível para Todos. Para que essa autonomia se traduza em sucesso, o papel dos líderes intermédios torna-se essencial, garantindo o bom funcionamento da organização. São eles os responsáveis por motivar, envolver e mobilizar os liderados dentro de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso educativo de cada aluno. O presente relatório parte de uma questão inicial “Como estava a ser interiorizada e operacionalizada, por diferentes níveis de liderança na escola, a perspetiva subjacente de Educação Inclusiva?”. Na tentativa de responder a esta questão definiram-se como objetivos da investigação: i) identificar práticas inclusivas desenvolvidas na promoção da EI no AE, ii) analisar a perceção que os líderes intermédios têm do seu papel na implementação de práticas inclusivas promotoras de EI e iii) refletir sobre o contributo das práticas de EI desenvolvidas no AE. A análise dos dados recolhidos, através de entrevistas, evidenciou que a resposta a uma política educativa inclusiva, que pretende a construção de uma escola para Todos, deve preconizar práticas pedagógicas que valorizem um trabalho mais colaborativo, diversificar os recursos metodológicos, flexibilizar os currículos e investir na formação docente para valorizar a autonomia do aluno na construção do seu processo educativo. | por |
dc.identifier.tid | 203970292 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13647 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação Inclusiva | |
dc.subject | Lideranças Intermédias | |
dc.subject | Práticas Inclusivas | |
dc.title | [Lideranças Intermédias e Educação Inclusiva – Um estudo de caso] | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- liderancas-intermedias-e-educacao-inclusiva-um-estudo-decaso apos correções formais.pdf
- Size:
- 1.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: