Repository logo
 
Publication

ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg07:Energias Renováveis e Acessíveis
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorMagueta, Lúcia Grave
dc.date.accessioned2025-12-19T11:54:51Z
dc.date.available2025-12-19T11:54:51Z
dc.date.issued2021-12-29
dc.description.abstractIntrodução: Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos. Objetivo: Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade. Métodos: Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico – aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação – planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação – realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão – aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Resultados: Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade». Conclusão: Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.por
dc.description.abstractIntroduction: In the training of teachers, the approach to plastic expression can focus on the knowledge of materials and their transformation and life extension, upcycling and upcycled art, with a view to sustainability education practices in different contexts. Objective: To understand to what extent the experiences of plastic creation through the creative reuse of materials prepare future teachers to educate for sustainability. Methods: Research-action, with the following moments and actions: 1. Diagnosis - application of an initial questionnaire; 2. Planning - planning of practical classes and necessary resources; 3. Implementation - conducting experimentation and plastic creation classes; 4. Reflection - application of a final questionnaire. Subsequently, content analysis was performed to treat the collected data. Results: The categories "Learning in the field of visual arts", "Learning about sustainable development" and "Learning about education practices for sustainability" emerged. Conclusion: Students showed learning in the field of visual arts; concerning artistic practice as a means of reflection on sustainability, for the materials that are transformed and for the messages conveyed; and related to the transferability of the process experienced for different educational contexts.eng
dc.description.abstractIntroducción: En la formación de docentes, el abordaje de la expresión plástica puede centrarse en el conocimiento de los materiales y su transformación y extensión de vida, upcycling y upcycled art, con miras a prácticas de educación sustentable en diferentes contextos. Objetivo: Comprender en qué medida las experiencias de creación plástica a través de la reutilización creativa de materiales preparan a los futuros profesores para educar en sostenibilidad. Métodos: Investigación-acción, con los siguientes momentos y acciones: 1. Diagnóstico - aplicación de un cuestionario inicial; 2. Planificación: planificación de clases prácticas y recursos necesarios; 3. Implementación: realización de clases de experimentación y creación plástica; 4. Reflexión - aplicación de un cuestionario final. Posteriormente, se realizó un análisis de contenido para tratar los datos recopilados. Resultados: Surgieron las categorías "Aprendizaje en el campo de las artes visuales", "Aprendiendo sobre desarrollo sustentable" y "Aprendiendo sobre prácticas educativas para la sustentabilidad". Conclusión: Los estudiantes mostraron aprendizajes en el campo de las artes visuales; sobre la práctica artística como medio de reflexión sobre la sostenibilidad, por los materiales que se transforman y por los mensajes que se transmiten; y relacionados con la transferibilidad del proceso vivido para diferentes contextos educativos.spa
dc.description.sponsorshipAGRADECIMENTOS Agradece-se ao CI&DEI – Centro de Estudos em Educação e Inovação o apoio prestado.
dc.identifier.citationMagueta, L. G. . (2021). Art and sustainability : plastic creation experiences carried out by teachers in training . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(17), 89–95. https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817.
dc.identifier.doi10.29352/mill0217e.23817
dc.identifier.eissn1647-662X
dc.identifier.issn0873-3015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/15159
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/23817
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectarte
dc.subjectexpressão plástica
dc.subjectformação de professores
dc.subjectsustentabilidade
dc.subjectart
dc.subjectplastic expression
dc.subjectteacher training
dc.subjectsustainability
dc.subjectarte
dc.subjectexpresión plástica
dc.subjectformación de profesores
dc.subjectsustentabilidad
dc.titleARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃOpor
dc.titleART AND SUSTAINABILITY – PLASTIC CREATION EXPERIENCES CARRIED OUT BY TEACHERS IN TRAININGeng
dc.titleARTE Y SOSTENIBILIDAD – EXPERIENCIAS DE CREACIÓN PLÁSTICA LLEVADO A CABO POR PROFESORES EN FORMACIÓNspa
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage95
oaire.citation.issue17
oaire.citation.startPage89
oaire.citation.titleMillenium, Journal of Education, Technologies and Health
oaire.citation.volume2
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameGrave Magueta
person.givenNameLúcia
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ
person.identifier.ciencia-idF214-6B4F-713B
person.identifier.orcid0000-0003-0203-571X
relation.isAuthorOfPublication59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Introdução: Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos. Objetivo: Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade. Métodos: Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico – aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação – planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação – realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão – aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Resultados: Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade». Conclusão: Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: