Publication
ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 07:Energias Renováveis e Acessíveis | |
| datacite.subject.sdg | 08:Trabalho Digno e Crescimento Económico | |
| datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
| dc.contributor.author | Magueta, Lúcia Grave | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-19T11:54:51Z | |
| dc.date.available | 2025-12-19T11:54:51Z | |
| dc.date.issued | 2021-12-29 | |
| dc.description.abstract | Introdução: Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos. Objetivo: Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade. Métodos: Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico – aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação – planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação – realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão – aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Resultados: Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade». Conclusão: Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos. | por |
| dc.description.abstract | Introduction: In the training of teachers, the approach to plastic expression can focus on the knowledge of materials and their transformation and life extension, upcycling and upcycled art, with a view to sustainability education practices in different contexts. Objective: To understand to what extent the experiences of plastic creation through the creative reuse of materials prepare future teachers to educate for sustainability. Methods: Research-action, with the following moments and actions: 1. Diagnosis - application of an initial questionnaire; 2. Planning - planning of practical classes and necessary resources; 3. Implementation - conducting experimentation and plastic creation classes; 4. Reflection - application of a final questionnaire. Subsequently, content analysis was performed to treat the collected data. Results: The categories "Learning in the field of visual arts", "Learning about sustainable development" and "Learning about education practices for sustainability" emerged. Conclusion: Students showed learning in the field of visual arts; concerning artistic practice as a means of reflection on sustainability, for the materials that are transformed and for the messages conveyed; and related to the transferability of the process experienced for different educational contexts. | eng |
| dc.description.abstract | Introducción: En la formación de docentes, el abordaje de la expresión plástica puede centrarse en el conocimiento de los materiales y su transformación y extensión de vida, upcycling y upcycled art, con miras a prácticas de educación sustentable en diferentes contextos. Objetivo: Comprender en qué medida las experiencias de creación plástica a través de la reutilización creativa de materiales preparan a los futuros profesores para educar en sostenibilidad. Métodos: Investigación-acción, con los siguientes momentos y acciones: 1. Diagnóstico - aplicación de un cuestionario inicial; 2. Planificación: planificación de clases prácticas y recursos necesarios; 3. Implementación: realización de clases de experimentación y creación plástica; 4. Reflexión - aplicación de un cuestionario final. Posteriormente, se realizó un análisis de contenido para tratar los datos recopilados. Resultados: Surgieron las categorías "Aprendizaje en el campo de las artes visuales", "Aprendiendo sobre desarrollo sustentable" y "Aprendiendo sobre prácticas educativas para la sustentabilidad". Conclusión: Los estudiantes mostraron aprendizajes en el campo de las artes visuales; sobre la práctica artística como medio de reflexión sobre la sostenibilidad, por los materiales que se transforman y por los mensajes que se transmiten; y relacionados con la transferibilidad del proceso vivido para diferentes contextos educativos. | spa |
| dc.description.sponsorship | AGRADECIMENTOS Agradece-se ao CI&DEI – Centro de Estudos em Educação e Inovação o apoio prestado. | |
| dc.identifier.citation | Magueta, L. G. . (2021). Art and sustainability : plastic creation experiences carried out by teachers in training . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(17), 89–95. https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817. | |
| dc.identifier.doi | 10.29352/mill0217e.23817 | |
| dc.identifier.eissn | 1647-662X | |
| dc.identifier.issn | 0873-3015 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/15159 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | |
| dc.relation.hasversion | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/23817 | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | arte | |
| dc.subject | expressão plástica | |
| dc.subject | formação de professores | |
| dc.subject | sustentabilidade | |
| dc.subject | art | |
| dc.subject | plastic expression | |
| dc.subject | teacher training | |
| dc.subject | sustainability | |
| dc.subject | arte | |
| dc.subject | expresión plástica | |
| dc.subject | formación de profesores | |
| dc.subject | sustentabilidad | |
| dc.title | ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO | por |
| dc.title | ART AND SUSTAINABILITY – PLASTIC CREATION EXPERIENCES CARRIED OUT BY TEACHERS IN TRAINING | eng |
| dc.title | ARTE Y SOSTENIBILIDAD – EXPERIENCIAS DE CREACIÓN PLÁSTICA LLEVADO A CABO POR PROFESORES EN FORMACIÓN | spa |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 95 | |
| oaire.citation.issue | 17 | |
| oaire.citation.startPage | 89 | |
| oaire.citation.title | Millenium, Journal of Education, Technologies and Health | |
| oaire.citation.volume | 2 | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Grave Magueta | |
| person.givenName | Lúcia | |
| person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ | |
| person.identifier.ciencia-id | F214-6B4F-713B | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-0203-571X | |
| relation.isAuthorOfPublication | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO.pdf
- Size:
- 1.35 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Introdução: Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos. Objetivo: Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade. Métodos: Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico – aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação – planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação – realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão – aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Resultados: Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade». Conclusão: Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
