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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este capítulo visa refletir sobre a transformação do conhecimento (do conhecimento tácito ao conhecimento
explícito) no contexto da formação contínua de educadores de infância, no Grupo Projeto Creche (GPC), uma
comunidade de prática da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria (ESECS/PL).
Assumindo-se como um estudo exploratório de índole qualitativo, recorre à análise documental para aceder
aos dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo da newsletter #2 “A criança em contexto de
Creche”, são interpretados de acordo com os focos da newsletter (a criança dos 0 aos 3 anos; a creche
enquanto contexto educacional; o papel do educador na creche), à luz das ideias de Nonaka e Takeuchi (1997)
sobre a espiral do conhecimento e dos estudos já realizados sobre o GPC (e.g., Grupo Projeto Creche, 2022).
Os resultados permitem identificar saberes no âmbito da Educação de Infância advindos de experiências
vivenciadas em contexto de creche. Infere-se que este conhecimento tácito, não formalizado, quando
socializado, externalizado, debatido e combinado no seio do GPC terá sido internalizado e transformado em
conhecimento explícito. Acredita-se que estes resultados possam contribuir para uma reflexão sustentada
sobre o papel das comunidades de prática na construção de conhecimento e desenvolvimento profissional
docente.
Description
Keywords
Comunidade de prática Conhecimento tácito Conhecimento explícito Espiral do conhecimento Grupo Projeto Creche
Citation
Dias, I. S. (2023). Do conhecimento tácito ao conhecimento explícito: evidências da newsletter #2 do Grupo Projeto Creche. In A. Santiago, & V. Vale (Eds.). Percursos convergentes e divergentes em educação (pp.226-237). Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação.
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação