Repository logo
 
Publication

Do conhecimentos tácito ao conhecimento explícito: evidências da Newsletter #2 do Grupo Projeto Creche

dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.date.accessioned2024-09-27T12:02:03Z
dc.date.available2024-09-27T12:02:03Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractEste capítulo visa refletir sobre a transformação do conhecimento (do conhecimento tácito ao conhecimento explícito) no contexto da formação contínua de educadores de infância, no Grupo Projeto Creche (GPC), uma comunidade de prática da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria (ESECS/PL). Assumindo-se como um estudo exploratório de índole qualitativo, recorre à análise documental para aceder aos dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo da newsletter #2 “A criança em contexto de Creche”, são interpretados de acordo com os focos da newsletter (a criança dos 0 aos 3 anos; a creche enquanto contexto educacional; o papel do educador na creche), à luz das ideias de Nonaka e Takeuchi (1997) sobre a espiral do conhecimento e dos estudos já realizados sobre o GPC (e.g., Grupo Projeto Creche, 2022). Os resultados permitem identificar saberes no âmbito da Educação de Infância advindos de experiências vivenciadas em contexto de creche. Infere-se que este conhecimento tácito, não formalizado, quando socializado, externalizado, debatido e combinado no seio do GPC terá sido internalizado e transformado em conhecimento explícito. Acredita-se que estes resultados possam contribuir para uma reflexão sustentada sobre o papel das comunidades de prática na construção de conhecimento e desenvolvimento profissional docente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDias, I. S. (2023). Do conhecimento tácito ao conhecimento explícito: evidências da newsletter #2 do Grupo Projeto Creche. In A. Santiago, & V. Vale (Eds.). Percursos convergentes e divergentes em educação (pp.226-237). Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-9145-05-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10113
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://eventos.esec.pt/eipe2023/wp-content/uploads/2024/02/livroeipe2023.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunidade de práticapt_PT
dc.subjectConhecimento tácitopt_PT
dc.subjectConhecimento explícitopt_PT
dc.subjectEspiral do conhecimentopt_PT
dc.subjectGrupo Projeto Crechept_PT
dc.titleDo conhecimentos tácito ao conhecimento explícito: evidências da Newsletter #2 do Grupo Projeto Crechept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra/Portugapt_PT
oaire.citation.endPage237pt_PT
oaire.citation.startPage226pt_PT
oaire.citation.titlePercursos convergentes e divergentes em educaçãopt_PT
person.familyNamePinto Simões Dias
person.givenNameMaria Isabel
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cap.livro_2023_Percursos convergentes e divergentes em educação.pdf
Size:
657.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: