Repository logo
 
Publication

Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorFigueiredo, Juliana Margarida de Almeida
dc.date.accessioned2024-01-16T14:03:35Z
dc.date.available2024-01-16T14:03:35Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva tem como objetivo principal apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o percurso da autora no âmbito das práticas pedagógicas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta dimensão destaca situações e experiências que considerou significativas e que, de alguma forma, fizeram parte do seu percurso de aprendizagem pessoal, social e profissional. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado ao longo aa Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o modo como alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem tarefas de partilha equitativa, num contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo foi adotado o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante e de gravações de áudios. Os resultados do estudo evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação destas, nomeadamente com recurso à representação icónica. As dificuldades demostradas pelos alunos vão ao encontro do que refere a literatura da especialidade. Evidenciam, ainda, que a pouca familiaridade da professora e dos alunos com metodologias ativas acabou por condicionar a exploração das tarefas.pt_PT
dc.identifier.tid203467183pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9286
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino exploratóriopt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectTarefas de partilha equitativapt_PT
dc.subjectPratica pedagógicapt_PT
dc.subjectMétodo de ensinopt_PT
dc.titleUm percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeTarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de P.E.S._Juliana Figueiredo_ME1CEBM_CN2CEB_2023.pdf
Size:
3.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: