Publication
Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T14:03:35Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T14:03:35Z | |
dc.date.issued | 2023-12-05 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva tem como objetivo principal apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o percurso da autora no âmbito das práticas pedagógicas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta dimensão destaca situações e experiências que considerou significativas e que, de alguma forma, fizeram parte do seu percurso de aprendizagem pessoal, social e profissional. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado ao longo aa Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o modo como alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem tarefas de partilha equitativa, num contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo foi adotado o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante e de gravações de áudios. Os resultados do estudo evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação destas, nomeadamente com recurso à representação icónica. As dificuldades demostradas pelos alunos vão ao encontro do que refere a literatura da especialidade. Evidenciam, ainda, que a pouca familiaridade da professora e dos alunos com metodologias ativas acabou por condicionar a exploração das tarefas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203467183 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9286 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino exploratório | pt_PT |
dc.subject | Números racionais | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Tarefas de partilha equitativa | pt_PT |
dc.subject | Pratica pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Método de ensino | pt_PT |
dc.title | Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title.alternative | Tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de P.E.S._Juliana Figueiredo_ME1CEBM_CN2CEB_2023.pdf
- Size:
- 3.69 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: