Repository logo
 
Publication

O papel da comunicação no acolhimento e inclusão de novos docentes de educação especial nos agrupamentos de escolas do concelho de Santarém

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMangas, Catarina Frade
dc.contributor.authorPerdigão, Isabel Maria dos Santos
dc.date.accessioned2022-09-30T15:43:10Z
dc.date.available2022-09-30T15:43:10Z
dc.date.issued2022-06-06
dc.description.abstractA iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surge na sequência de uma reflexão sobre a inclusão de novos docentes no Departamento de Educação Especial. Partindo desta reflexão optámos por efetuar uma investigação exploratório-descritiva de natureza qualitativa concretizada num estudo de casos múltiplos que visou aprofundar conhecimentos acerca da forma como a comunicação influencia o acolhimento e inclusão de novos docentes nos Departamentos de Educação Especial dos quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém. Foram realizadas entrevistas aos Coordenadores dos Departamentos de Educação Especial e aos docentes de Educação Especial com menor tempo de permanência no respetivo Departamento, perfazendo um total de oito participantes. A principal técnica de análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados indicam que relativamente às estratégias de acolhimento e inclusão não é claro que as mesmas se apliquem em todos os Departamentos. Foi percecionada a existência dos três fluxos de comunicação, descendente, ascendente e lateral, contudo, são descritas barreiras como fatores que influenciam a comunicação, o que nos leva a crer que a mesma, na escola, ainda seja pouco eficaz. Neste sentido, alguns docentes apresentam sugestões de melhoria, nomeadamente o estabelecimento de relações interpessoais mais simples, claras e objetivas, baseadas na partilha de informação e no diálogo entre todos. Ainda que a necessidade de alterar a forma como a comunicação interna se processa seja evidente, os resultados indicam também que as escolas não estão, ainda, preparadas para assumir alguns aspetos relacionados com o acolhimento e a inclusão de novos docentes nos Departamentos de Educação Especial.pt_PT
dc.identifier.tid203072022pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7750
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAcolhimentopt_PT
dc.subjectComunicação Acessívelpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.titleO papel da comunicação no acolhimento e inclusão de novos docentes de educação especial nos agrupamentos de escolas do concelho de Santarémpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Acessívelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
31_Isabel Perdigão_2022_após correções formais.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: