Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da comunicação no acolhimento e inclusão de novos docentes de educação especial nos agrupamentos de escolas do concelho de Santarém

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surge na sequência de uma reflexão sobre a inclusão de novos docentes no Departamento de Educação Especial. Partindo desta reflexão optámos por efetuar uma investigação exploratório-descritiva de natureza qualitativa concretizada num estudo de casos múltiplos que visou aprofundar conhecimentos acerca da forma como a comunicação influencia o acolhimento e inclusão de novos docentes nos Departamentos de Educação Especial dos quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém. Foram realizadas entrevistas aos Coordenadores dos Departamentos de Educação Especial e aos docentes de Educação Especial com menor tempo de permanência no respetivo Departamento, perfazendo um total de oito participantes. A principal técnica de análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados indicam que relativamente às estratégias de acolhimento e inclusão não é claro que as mesmas se apliquem em todos os Departamentos. Foi percecionada a existência dos três fluxos de comunicação, descendente, ascendente e lateral, contudo, são descritas barreiras como fatores que influenciam a comunicação, o que nos leva a crer que a mesma, na escola, ainda seja pouco eficaz. Neste sentido, alguns docentes apresentam sugestões de melhoria, nomeadamente o estabelecimento de relações interpessoais mais simples, claras e objetivas, baseadas na partilha de informação e no diálogo entre todos. Ainda que a necessidade de alterar a forma como a comunicação interna se processa seja evidente, os resultados indicam também que as escolas não estão, ainda, preparadas para assumir alguns aspetos relacionados com o acolhimento e a inclusão de novos docentes nos Departamentos de Educação Especial.

Description

Keywords

Comunicação Inclusão Acolhimento Comunicação Acessível Educação Especial

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue