Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmides

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dos
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes de
dc.contributor.authorMateus, Beatriz Botas
dc.date.accessioned2025-01-23T15:00:26Z
dc.date.available2025-01-23T15:00:26Z
dc.date.issued2024-11-20
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva são apresentados os momentos experienciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica, assumindo-se sempre uma postura crítica e reflexiva. Esta dimensão encontra-se dividida segundo os ciclos de ensino e conforme os referentes considerados pertinentes pela futura professora. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado na Prática Pedagógica II do 2.º ciclo, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Este é um estudo qualitativo, na medida em que se pretende investigar o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem de conteúdos da Geometria. Para a recolha de dados privilegiou-se a análise documental e a observação direta participante. Para o efeito foram adaptadas quatro tarefas e concebido um jogo didático, tendo sido recolhidas informações nos momentos de implementação das tarefas, bem como na análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os materiais manipuláveis contribuem para a aprendizagem dos alunos e que estes, ainda, apresentam alguma dificuldade na comunicação e representação dos seus raciocínios. Como sugestões de melhoria, a professora-investigadora destaca a importância de se desenvolverem mais estudos neste âmbito, recorrendo a materiais manipuláveis e ao trabalho colaborativo, bem como de modificar uma parte da sua prática, nomeadamente, na gestão do tempo.pt_PT
dc.identifier.tid203831004pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10422
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectEnsino da Geometriapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectPoliedrospt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmidespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioPráticaEnsinoSupervisionada_BeatrizMateus_Final.pdf
Size:
10.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: