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O comportamento interpessoal do professor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorMoniz, Lucília Maria da Silva
dc.date.accessioned2021-08-12T13:48:55Z
dc.date.available2021-08-12T13:48:55Z
dc.date.issued2021-04-29
dc.description.abstractA relação pedagógica entre alunos e professores desperta desde sempre enorme interesse, mostram esse interesse os inúmeros estudos já publicados. Podemos referir que este interesse advém da importância que esta relação tem no sucesso dos alunos. Optámos por analisar a perceção de alunos do 9.º ano de escolaridade, de uma Instituição de Ensino Particular e Cooperativo, têm em relação às caraterísticas facilitadoras para a sua aprendizagem. A presente investigação usou o mesmo instrumento de recolha de dados, o Q.I.P, da tese da Sandra Silveirinha (2016) e alguns dos dados obtidos foram comparados com este trabalho com o título “O Comportamento Interpessoal do Professor – Perceção dos Alunos de um Agrupamento de Escolas do Ensino Básico”. Assim, foi formulada a seguinte questão de partida: “Na perceção dos alunos, quais as caraterísticas facilitadoras da aprendizagem devem ter os professores?” Este estudo pretende dar-nos a perspetiva, de um grupo de alunos, sobre as caraterísticas dos professores que podem potencializar a aprendizagem, numa ótica de sucesso académico. O trabalho realizado é do tipo quantitativo e não-experimental. Nele participaram 37 alunos, de duas turmas. Não foi realizado o inquérito à totalidade dos alunos devido ao aparecimento súbito da pandemia, o que inviabilizou a realização da totalidade dos inquéritos. Para a recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário, que é um instrumento de análise quantitativo. Os resultados obtidos permitem ter uma visão ampla, e na perspetiva dos alunos, das caraterísticas potencializadoras para o sucesso escolar, que os professores devem ter. O processo de ensino-aprendizagem é muito complexo e envolve variantes várias e também elas muito complexas. Realçar que os alunos chegam à escola trazendo consigo conhecimentos adquiridos no seio familiar, sendo este contexto o primeiro a transmitir conhecimentos. Mas outros têm igualmente importância, os seus pares, o contexto escolar já frequentado e não devem ser ignorados. Este deve ser o ponto de partida de qualquer professor, perspetivar, planificar para ir ao encontro das necessidades tendo em conta que cada aluno é único. O lado afetivo é extremamente importante. O estilo de liderança a ser adotado e determinante na motivação e posteriormente refletido no desempenho académico. E na forma como os alunos encarem a aprendizagem e se veem envolvidos.pt_PT
dc.identifier.tid202756360pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6088
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 3º ciclopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectRelação professor- alunopt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.titleO comportamento interpessoal do professorpt_PT
dc.title.alternativePerceção de alunos de 9º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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Relatório deMestrado - Lucília Moniz_após correções formais.pdf
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