Repository logo
 
Publication

O simulador Photolab num espaço de aprendizagem por investigação no desenvolvimento de competências do processo científico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Filipe Alexandre da Silva
dc.contributor.authorSantos, Rita Sofia Ramalho dos
dc.date.accessioned2018-07-27T13:34:32Z
dc.date.available2018-07-27T13:34:32Z
dc.date.issued2018-07-13
dc.description.abstractNo âmbito das Ciências Naturais, o desenvolvimento de competências do processo científico é fundamental para uma aprendizagem plena da disciplina. O trabalho laboratorial é muitas vezes a estratégia privilegiada para promover uma investigação de cariz experimental, mas podem existir alguns constrangimentos à sua realização. Assim, além de estratégias de ensino mais tradicional, o recurso às tecnologias da informação e comunicação pode operacionalizar estratégias diferentes para a aprendizagem dessas competências. O objetivo deste estudo é verificar se a utilização de um simulador inserido num espaço de aprendizagem por Inquiry Based Learning, poderá facilitar a aprendizagem dos alunos relativamente às competências integradas do processo científico. Por um lado, pretende-se averiguar a importância da utilização das ferramentas digitais aprendizagem (simulador e ferramentas de apoio) e, por outro, pretende-se constatar a importância da metodologia de aprendizagem por investigação no desenvolvimento dessas competências. A importância do papel do professor neste processo de ensino-aprendizagem também é alvo de análise, bem como a perceção dos alunos relativamente a este tipo de recurso e estratégia. A investigação seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, operacionalizada num estudo de caso, com alunos de duas turmas do 8º ano de escolaridade, da Escola Básica de Santa Catarina da Serra. Os resultados evidenciaram que a estratégia pedagógica em estudo foi eficaz para promover o desenvolvimento de competências científicas e que, quer as ferramentas TIC, quer a metodologia utilizada, quer o papel do professor tiveram a sua importância nesse processo de aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid201956624pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3371
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSimulador Photolabpt_PT
dc.subjectProjeto Go-Labpt_PT
dc.subjectInquiry Based Learnig (IBL)pt_PT
dc.subjectEspaço de aprendizagem por investigação (ILS)pt_PT
dc.subjectCompetências do processo científicopt_PT
dc.subjectCiências Naturaispt_PT
dc.titleO simulador Photolab num espaço de aprendizagem por investigação no desenvolvimento de competências do processo científicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de projeto_Mestrado UPTIC_Rita Santos_2018.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: