Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O simulador Photolab num espaço de aprendizagem por investigação no desenvolvimento de competências do processo científico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No âmbito das Ciências Naturais, o desenvolvimento de competências do processo científico é fundamental para uma aprendizagem plena da disciplina. O trabalho laboratorial é muitas vezes a estratégia privilegiada para promover uma investigação de cariz experimental, mas podem existir alguns constrangimentos à sua realização. Assim, além de estratégias de ensino mais tradicional, o recurso às tecnologias da informação e comunicação pode operacionalizar estratégias diferentes para a aprendizagem dessas competências. O objetivo deste estudo é verificar se a utilização de um simulador inserido num espaço de aprendizagem por Inquiry Based Learning, poderá facilitar a aprendizagem dos alunos relativamente às competências integradas do processo científico. Por um lado, pretende-se averiguar a importância da utilização das ferramentas digitais aprendizagem (simulador e ferramentas de apoio) e, por outro, pretende-se constatar a importância da metodologia de aprendizagem por investigação no desenvolvimento dessas competências. A importância do papel do professor neste processo de ensino-aprendizagem também é alvo de análise, bem como a perceção dos alunos relativamente a este tipo de recurso e estratégia. A investigação seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, operacionalizada num estudo de caso, com alunos de duas turmas do 8º ano de escolaridade, da Escola Básica de Santa Catarina da Serra. Os resultados evidenciaram que a estratégia pedagógica em estudo foi eficaz para promover o desenvolvimento de competências científicas e que, quer as ferramentas TIC, quer a metodologia utilizada, quer o papel do professor tiveram a sua importância nesse processo de aprendizagem.

Description

Keywords

Simulador Photolab Projeto Go-Lab Inquiry Based Learnig (IBL) Espaço de aprendizagem por investigação (ILS) Competências do processo científico Ciências Naturais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue