Repository logo
 
Publication

Cursos de Especialización Tecnológica en Portugal : un nuevo modelo de formación post-secundaria no superior para la cualificación de la población portuguesa

dc.contributor.authorMangas, Nuno André Oliveira
dc.date.accessioned2011-03-17T10:35:28Z
dc.date.available2011-03-17T10:35:28Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionTese de Doutoramento apresentada à Facultad de Educación da Universidad de Extremadura.por
dc.description.abstractNeste trabalho de investigação estudou-se a evolução e o desenvolvimento dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e o seu contributo actual e futuro para a qualificação da população portuguesa. Estes cursos são uma oferta formativa pós-secundária não superior, de natureza técnica e profissionalizante, que nos últimos anos conheceu um desenvolvimento acentuado, sobretudo nas instituições de ensino superior. Em consonância com os objectivos da investigação, analisa-se a evolução dos conceitos de educação e formação para a aprendizagem ao longo da vida, e as políticas e as acções relacionadas com a educação e formação profissional na União Europeia e em Portugal. Em termos específicos, estuda-se a génese e a evolução dos CET, o seu enquadramento legislativo e a sua oferta e frequência em Portugal. Por último, procura-se conhecer o contributo destes cursos para a actualização e aquisição de novos conhecimentos e competências, para a empregabilidade e para a aprendizagem ao longo da vida. No desenvolvimento da investigação utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos. Realizaram-se dois estudos de caso. Na recolha de dados utilizou-se um questionário de elaboração própria, entrevistas e análise documental. Com base nos resultados obtidos conclui-se que os CET são um meio efectivo para a aquisição e actualização de novos conhecimentos e competências; facultam o regresso ao sistema de ensino e formação das pessoas com níveis de formação intermédios e experiência profissional; constituem uma via alternativa de prosseguimento de estudos e de entrada no mercado de trabalho para os mais jovens. Adicionalmente, constituem um contributo para a qualificação da população portuguesa (jovens e adultos) e para o fomento e incremento da aprendizagem ao longo da vida. Finalmente, identificam-se os aspectos mais positivos e as áreas a melhorar nesta oferta formativa, apresentam-se propostas visando a sua consolidação em Portugal e linhas de investigação futuras.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/374
dc.language.isoporpor
dc.subjectNíveis de educaçãopor
dc.subjectEducação pós-secundária não superiorpor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectQualificaçãopor
dc.subjectSistema de Qualificaçõespor
dc.subjectQuadro de qualificaçõespor
dc.subjectQuadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vidapor
dc.titleCursos de Especialización Tecnológica en Portugal : un nuevo modelo de formación post-secundaria no superior para la cualificación de la población portuguesapor
dc.title.alternativeCursos de Especialização Tecnológica em Portugal : um novo modelo de formação pós-secundária não superior para a qualificação da população portuguesapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_Nuno_Mangas_Versao_integral_Final_09Jun09.pdf
Size:
3.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: