Publication
Cursos de Especialización Tecnológica en Portugal : un nuevo modelo de formación post-secundaria no superior para la cualificación de la población portuguesa
dc.contributor.author | Mangas, Nuno André Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2011-03-17T10:35:28Z | |
dc.date.available | 2011-03-17T10:35:28Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description | Tese de Doutoramento apresentada à Facultad de Educación da Universidad de Extremadura. | por |
dc.description.abstract | Neste trabalho de investigação estudou-se a evolução e o desenvolvimento dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e o seu contributo actual e futuro para a qualificação da população portuguesa. Estes cursos são uma oferta formativa pós-secundária não superior, de natureza técnica e profissionalizante, que nos últimos anos conheceu um desenvolvimento acentuado, sobretudo nas instituições de ensino superior. Em consonância com os objectivos da investigação, analisa-se a evolução dos conceitos de educação e formação para a aprendizagem ao longo da vida, e as políticas e as acções relacionadas com a educação e formação profissional na União Europeia e em Portugal. Em termos específicos, estuda-se a génese e a evolução dos CET, o seu enquadramento legislativo e a sua oferta e frequência em Portugal. Por último, procura-se conhecer o contributo destes cursos para a actualização e aquisição de novos conhecimentos e competências, para a empregabilidade e para a aprendizagem ao longo da vida. No desenvolvimento da investigação utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos. Realizaram-se dois estudos de caso. Na recolha de dados utilizou-se um questionário de elaboração própria, entrevistas e análise documental. Com base nos resultados obtidos conclui-se que os CET são um meio efectivo para a aquisição e actualização de novos conhecimentos e competências; facultam o regresso ao sistema de ensino e formação das pessoas com níveis de formação intermédios e experiência profissional; constituem uma via alternativa de prosseguimento de estudos e de entrada no mercado de trabalho para os mais jovens. Adicionalmente, constituem um contributo para a qualificação da população portuguesa (jovens e adultos) e para o fomento e incremento da aprendizagem ao longo da vida. Finalmente, identificam-se os aspectos mais positivos e as áreas a melhorar nesta oferta formativa, apresentam-se propostas visando a sua consolidação em Portugal e linhas de investigação futuras. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/374 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Níveis de educação | por |
dc.subject | Educação pós-secundária não superior | por |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Qualificação | por |
dc.subject | Sistema de Qualificações | por |
dc.subject | Quadro de qualificações | por |
dc.subject | Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida | por |
dc.title | Cursos de Especialización Tecnológica en Portugal : un nuevo modelo de formación post-secundaria no superior para la cualificación de la población portuguesa | por |
dc.title.alternative | Cursos de Especialização Tecnológica em Portugal : um novo modelo de formação pós-secundária não superior para a qualificação da população portuguesa | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- TESE_Nuno_Mangas_Versao_integral_Final_09Jun09.pdf
- Size:
- 3.78 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: