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O sector agrícola enfrenta atualmente diversos desafios, nomeadamente, a necessidade de aumento de produtividade, redução do desperdício e do impacto ambiental causado pelo setor. É necessário transformar o sistema agrícola atual num sistema mais sustentável, e a passagem de uma economia linear para a economia circular apresenta-se como uma das soluções. Para esta transformação é essencial a intervenção de todos os membros da sociedade, governos, produtores e consumidores. No caso concreto dos consumidores, são diversos os comportamentos sustentáveis que podem adotar, desde a opção por produtos biológicos; por produtos de origem vegetal; alimentos locais e sazonais e ao consumo de alimentos com embalagens reduzidas ou comestíveis, por exemplo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo perceber a recetividade dos consumidores portugueses para uma alimentação mais sustentável, nomeadamente, uma maçã produzida de forma inovadora e circular, e a sua disponibilidade para pagar mais pela mesma. Adicionalmente, pretende-se perceber se essa recetividade e disponibilidade para pagar pela maçã sustentável é influenciada pelo tipo de informação fornecido aos consumidores: benefício do produto sustentável para a saúde vs. benefícios para o ambiente. Para tal, foi efetuado um questionário online, a 411 indivíduos, no qual foram incluídos dois tratamentos experimentais, para testar o impacto desses dois tipos de informação. Dos 411 inquiridos, 396 são consumidores de maçãs e destes, 86,9%, mostraram-se recetivos à aquisição de maçã sustentável, ou seja, 381 inquiridos. Para além da elevada recetividade dos consumidores face a uma maçã sustentável, os resultados apontam ainda para a disponibilidade para pagar um prémio de 0,35€/kg face à maçã convencional (preço médio de 1,95 €/kg para a maçã sustentável, face ao preço de 1,60€/kg pela maçã convencional). Foi ainda possível concluir que o tipo de informação fornecido acerca dos benefícios da maçã sustentável não tem um impacto estatisticamente significativo nos resultados. No entanto, algumas características e comportamentos dos inquiridos, entre os quais, comportamentos alimentares sustentáveis, o consumo ecológico, a frequência de consumo de maçãs, o nível de escolaridade e a situação financeira, estão relacionadas com a disponibilidade dos inquiridos para pagarem pela maçã sustentável.
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Keywords
Consumidor Sustentabilidade Economia circular Alimentação sustentável Recetividade Disponibilidade para pagar