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Social Media como ferramenta de relacionamento com o cliente: caso do Facebook nas companhias aƩreas

dc.contributor.authorBarra, João Tiago Roda
dc.date.accessioned2013-01-25T11:33:16Z
dc.date.available2013-01-25T11:33:16Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing Relacional, apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractEste trabalho pretende relacionar os Social Media enquanto ferramenta de relacionamento com o cliente por parte das companhias aéreas, debruçando-se mais concretamente sobre o canal Facebook. Serão examinadas as estratégias de marketing adotadas e a forma como as empresas estudadas estão a usar a sua pÔgina do Facebook como meio de interação com os seus fãs e clientes. A Web 2.0 trouxe um novo poder ao cliente capaz de prejudicar em muito a imagem de marca das empresas. Obriga as empresas a adotarem os Social Media, a constituírem equipas de interação com os clientes e de monitorização do que vai sendo dito sobre elas. Este poder também se revela favorÔvel e deve ser aproveitado. Neste estudo é demonstrado o panorama atual do uso do canal Facebook por parte das companhias aéreas, designadamente a American Airlines, a British Airways, a Delta Airlines, a KLM e a TAP, como ferramenta de relacionamento. Estas utilizaram duas estratégias distintas como forma de interagirem com os seus clientes e fãs, através do uso de publicidade ou associando-a ao serviço de apoio ao cliente. Os clientes interagiram de acordo com as estratégias delineadas pelas empresas, usando a secção dos comentÔrios ou o mural das pÔginas do Facebook para pedidos de informação, reclamações, elogios, comentÔrios, colocação de fotografias e partilha de ideias. A falta de monitorização ou o simples ato de deixar que os clientes coloquem informação sem lhes dar resposta pode prejudicar a imagem das empresas, que estão sujeitas a um enorme fluxo de interações. Este estudo pode ser muito útil para outros estudos académicos que se debrucem sobre os Social Media como ferramenta de relacionamento. Em termos prÔticos, pode ser de grande utilidade a empresas que queiram abraçar os Social Media como canal de relacionamento com o cliente, dando a conhecer o estado da arte nesta Ôrea, os lados positivos e negativos das abordagens das cinco companhias aéreas estudadas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/733
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectSocial Mediapor
dc.subjectCGUpor
dc.subjectFerramenta de relacionamentopor
dc.titleSocial Media como ferramenta de relacionamento com o cliente: caso do Facebook nas companhias aƩreaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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