Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Santos, Mariana Félix dos | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T15:11:15Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T15:11:15Z | |
dc.date.issued | 2019-07-16 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e está organizado em três capítulos. No que concerne ao primeiro capítulo, está subdividido em dois tópicos: no primeiro, é apresentada a caracterização do contexto educativo onde foi realizada a Prática Pedagógica em contexto de Creche e, no segundo, uma reflexão acerca das experiências mais significativas vivenciadas neste contexto. O segundo capítulo do relatório encontra-se dividido em quatro tópicos: o primeiro e o segundo, tal como no capítulo anterior, referem-se à caracterização do ambiente educativo, seguindo-se uma reflexão, no contexto de Jardim de Infância I; no terceiro tópico, é apresentado o trabalho elaborado com base na Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Sabichões, amigos do ocapi”, apresentando-se, no quarto tópico, um ensaio investigativo. Este, no âmbito da matemática, procurou estudar o modo como a lateralização e a lateralidade se desenvolvem em crianças de 5 e 6 anos de idade, tendo seguido uma metodologia qualitativa na forma de estudos de caso. Os resultados apontam para algumas dificuldades das crianças relativamente à lateralidade. No que respeita à lateralização, as crianças evidenciaram algum desenvolvimento, mostrando segurança ao longo do desenrolar das cinco tarefas, reconhecendo e utilizando com facilidade o vocabulário posicional. Por último, o terceiro capítulo contempla dois tópicos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto educativo em Jardim de Infância II e o segundo apresenta a reflexão associada às experiências mai significativas vivenciadas neste contexto. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202299236 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4268 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Lateralização | pt_PT |
dc.subject | Lateralidade | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância | pt_PT |
dc.title.alternative | O Desenvolvimento da Lateralização e da Lateralidade no Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |