Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorSantos, Mariana Félix dos
dc.date.accessioned2019-11-08T15:11:15Z
dc.date.available2019-11-08T15:11:15Z
dc.date.issued2019-07-16
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e está organizado em três capítulos. No que concerne ao primeiro capítulo, está subdividido em dois tópicos: no primeiro, é apresentada a caracterização do contexto educativo onde foi realizada a Prática Pedagógica em contexto de Creche e, no segundo, uma reflexão acerca das experiências mais significativas vivenciadas neste contexto. O segundo capítulo do relatório encontra-se dividido em quatro tópicos: o primeiro e o segundo, tal como no capítulo anterior, referem-se à caracterização do ambiente educativo, seguindo-se uma reflexão, no contexto de Jardim de Infância I; no terceiro tópico, é apresentado o trabalho elaborado com base na Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Sabichões, amigos do ocapi”, apresentando-se, no quarto tópico, um ensaio investigativo. Este, no âmbito da matemática, procurou estudar o modo como a lateralização e a lateralidade se desenvolvem em crianças de 5 e 6 anos de idade, tendo seguido uma metodologia qualitativa na forma de estudos de caso. Os resultados apontam para algumas dificuldades das crianças relativamente à lateralidade. No que respeita à lateralização, as crianças evidenciaram algum desenvolvimento, mostrando segurança ao longo do desenrolar das cinco tarefas, reconhecendo e utilizando com facilidade o vocabulário posicional. Por último, o terceiro capítulo contempla dois tópicos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto educativo em Jardim de Infância II e o segundo apresenta a reflexão associada às experiências mai significativas vivenciadas neste contexto.pt_PT
dc.identifier.tid202299236pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4268
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectLateralizaçãopt_PT
dc.subjectLateralidadept_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeO Desenvolvimento da Lateralização e da Lateralidade no Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório+PES+-+Mariana+Santos.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: