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A Satisfação no Trabalho e o Empenhamento Organizacional no Incremento da Gestão de Pessoas: Caso de Estudo de uma Consultoria

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa e
dc.contributor.authorFigueira, Alexia Chantel Girão
dc.date.accessioned2023-09-08T14:12:58Z
dc.date.available2023-09-08T14:12:58Z
dc.date.issued2023-06-19
dc.description.abstractPerante uma organização prestadora de serviços de consultoria, com elevada taxa de Turnover, procedeu-se à avaliação da Satisfação no Trabalho e do Empenhamento Organizacional dos colaboradores. Através da aplicação do método de investigação misto, com recurso à aplicação de questionários e da análise documental, procedeu-se ao diagnóstico, com o objetivo de elaborar um plano de ação, na área da Gestão de Pessoas, que visa uma maior satisfação, e a identificação de procedimentos nas práticas de Gestão de Recursos Humanos, que possam contribuir para a promoção do Empenhamento Organizacional na organização. As dimensões, da Satisfação no Trabalho, que representam maiores níveis de insatisfação são o Salário, Regalias Monetárias e Não-Monetárias, Oportunidades de Promoção e Recompensas. Apesar do Empenhamento Afetivo ser dominante, o Empenhamento Normativo e o Empenhamento Instrumental apresentam valores igualmente expressivos e encontram-se significativamente e positivamente correlacionados com a dimensão Comunicação Interna, da Satisfação no Trabalho. Das práticas e ações apresentadas no Plano de Ação, destaca-se, de entre as várias propostas, o processo de onboarding gamificado, que, através de missões e Recompensas, contribuirá para uma melhor socialização e integração dos colaboradores, tendo um elevado potencial, por um lado, para amenizar os níveis de insatisfação apurados nas dimensões Oportunidades de Promoção, Comunicação Interna; e, por outro, para alavancar a satisfação já observada nas dimensões Colegas de Trabalho e Chefia Direta. O processo de onboarding gamificado intervirá, dessa forma, nas dimensões Natureza do Trabalho, Carreira e Afiliação do Employee Value Proposition.pt_PT
dc.identifier.tid203352270pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8783
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_PT
dc.subjectEmpenhamento organizacionalpt_PT
dc.subjectEmpenhamento afetivopt_PT
dc.subjectTurnoverpt_PT
dc.subjectGestão de pessoaspt_PT
dc.subjectEmployee value propositionpt_PT
dc.titleA Satisfação no Trabalho e o Empenhamento Organizacional no Incremento da Gestão de Pessoas: Caso de Estudo de uma Consultoriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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