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- Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEBPublication . Fialho, Catarina Marques; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimensão reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata as minhas vivências nas quatro práticas pedagógicas vividas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro retrata as experiências vividas em Educação de Infância, nos contextos de creche e jardim de infância. E o terceiro capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão é apresentada uma reflexão fundamentada onde são mencionadas as aprendizagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos, nomeadamente em relação à forma de introdução de atividades e gestão do tempo e do grupo de crianças, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é alusiva ao estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista realizado no contexto de JI sobre as interações e brincadeiras entre pares na área da casinha e a influência dos materiais nestes momentos. Os resultados obtidos demonstraram, quanto às interações entre pares, que as crianças recorreram maioritariamente à interação verbal e não-verbal (maioritariamente através dos gestos), mediada por objetos. Quanto às brincadeiras, os resultados apontam para brincadeiras onde predomina o jogo simbólico, uma vez que ao longo das brincadeiras desenvolvidas, as crianças participantes assumiram diferentes papéis (pai, mãe, filha, vendedor de gelados), atribuíram diferentes significados aos objetos (caixas de cartão representaram bifes, motosserra e tupperwares) e ainda, recriaram situações reais ou imaginárias (como por exemplo, a envolvência do contexto familiar e vendas de produtos). Quanto à influência do material nas brincadeiras, verificou-se que este tem influência nas interações e brincadeiras entre pares, uma vez que com a casinha com o material pertencente ao local e com material de fim aberto, as crianças conseguiram desenvolver mais facilmente as suas brincadeiras do que quando tinham apenas o mobiliário.
- A Satisfação no Trabalho e o Empenhamento Organizacional no Incremento da Gestão de Pessoas: Caso de Estudo de uma ConsultoriaPublication . Figueira, Alexia Chantel Girão; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa ePerante uma organização prestadora de serviços de consultoria, com elevada taxa de Turnover, procedeu-se à avaliação da Satisfação no Trabalho e do Empenhamento Organizacional dos colaboradores. Através da aplicação do método de investigação misto, com recurso à aplicação de questionários e da análise documental, procedeu-se ao diagnóstico, com o objetivo de elaborar um plano de ação, na área da Gestão de Pessoas, que visa uma maior satisfação, e a identificação de procedimentos nas práticas de Gestão de Recursos Humanos, que possam contribuir para a promoção do Empenhamento Organizacional na organização. As dimensões, da Satisfação no Trabalho, que representam maiores níveis de insatisfação são o Salário, Regalias Monetárias e Não-Monetárias, Oportunidades de Promoção e Recompensas. Apesar do Empenhamento Afetivo ser dominante, o Empenhamento Normativo e o Empenhamento Instrumental apresentam valores igualmente expressivos e encontram-se significativamente e positivamente correlacionados com a dimensão Comunicação Interna, da Satisfação no Trabalho. Das práticas e ações apresentadas no Plano de Ação, destaca-se, de entre as várias propostas, o processo de onboarding gamificado, que, através de missões e Recompensas, contribuirá para uma melhor socialização e integração dos colaboradores, tendo um elevado potencial, por um lado, para amenizar os níveis de insatisfação apurados nas dimensões Oportunidades de Promoção, Comunicação Interna; e, por outro, para alavancar a satisfação já observada nas dimensões Colegas de Trabalho e Chefia Direta. O processo de onboarding gamificado intervirá, dessa forma, nas dimensões Natureza do Trabalho, Carreira e Afiliação do Employee Value Proposition.
- O impacto da Liderança Autêntica na Responsabilidade Social Corporativa e Performance das PME PortuguesasPublication . Cordeiro, Joana Filipa Rodrigues; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosA liderança tem sido ao longo do tempo um tema bastante estudado e investigado por diversos autores. Aliado à liderança, há uma preocupação crescente na sociedade em geral, mais concretamente no meio empresarial, a responsabilidade social corporativa que as empresas exercem voluntariamente. Além disso, a performance das organizações é algo bastante importante para todas as empresas, de modo a alcançarem os seus objetivos, com o propósito final de alcançar a performance económica. O objetivo principal do presente estudo incide na questão de investigação do impacto dos estilos de liderança, com maior enfoque na Liderança Autêntica, na implementação de práticas de Responsabilidade Social Corporativa nas organizações e qual o impacto da Liderança Autêntica na Performance empresarial. Aliado a este objetivo é essencial testar as hipóteses e aplicar o método apresentado na sociedade, com enfoque principal nas PME Portuguesas, de maneira a testar se a Liderança Autêntica apresenta um impacto direto ou indireto na RSC e, consequentemente, na performance das empresas. Neste estudo empírico foi utilizada uma amostra de autosseleção constituída por 336 respondentes, de diferentes organizações e setores de atividade, tendo sido possível analisar se o estilo de Liderança Autêntica (LA) mantém uma correlação forte com as práticas de RSC nas empresas e, simultaneamente, se a liderança que é aplicada nas equipas é um motor de crescimento para o desempenho das organizações. Desta forma, este estudo sugere que o estilo de Liderança Autêntica deve ser tido em conta quando se está a liderar equipas, de modo a conseguir obter melhores resultados na aplicabilidade de práticas de RSC e, colocando em prática este estilo de liderança é possível aumentar a performance económica das organizações.