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Perante uma organização prestadora de serviços de consultoria, com elevada taxa de Turnover, procedeu-se à avaliação da Satisfação no Trabalho e do Empenhamento Organizacional dos colaboradores. Através da aplicação do método de investigação misto, com recurso à aplicação de questionários e da análise documental, procedeu-se ao diagnóstico, com o objetivo de elaborar um plano de ação, na área da Gestão de Pessoas, que visa uma maior satisfação, e a identificação de procedimentos nas práticas de Gestão de Recursos Humanos, que possam contribuir para a promoção do Empenhamento Organizacional na organização.
As dimensões, da Satisfação no Trabalho, que representam maiores níveis de insatisfação são o Salário, Regalias Monetárias e Não-Monetárias, Oportunidades de Promoção e Recompensas. Apesar do Empenhamento Afetivo ser dominante, o Empenhamento Normativo e o Empenhamento Instrumental apresentam valores igualmente expressivos e encontram-se significativamente e positivamente correlacionados com a dimensão Comunicação Interna, da Satisfação no Trabalho.
Das práticas e ações apresentadas no Plano de Ação, destaca-se, de entre as várias propostas, o processo de onboarding gamificado, que, através de missões e Recompensas, contribuirá para uma melhor socialização e integração dos colaboradores, tendo um elevado potencial, por um lado, para amenizar os níveis de insatisfação apurados nas dimensões Oportunidades de Promoção, Comunicação Interna; e, por outro, para alavancar a satisfação já observada nas dimensões Colegas de Trabalho e Chefia Direta. O processo de onboarding gamificado intervirá, dessa forma, nas dimensões Natureza do Trabalho, Carreira e Afiliação do Employee Value Proposition.
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Keywords
Satisfação no trabalho Empenhamento organizacional Empenhamento afetivo Turnover Gestão de pessoas Employee value proposition