Repository logo
 
Publication

Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rui Miguel Duarte
dc.contributor.advisorOliveira, Mário Acácio Borges de Melo Correia de
dc.contributor.authorMaria, Isabela Oliveira dos Santos
dc.date.accessioned2022-01-28T11:57:07Z
dc.date.available2022-01-28T11:57:07Z
dc.date.issued2021-11-23
dc.description.abstractOs processos de urbanização, criam nos adultos uma cultura do medo, onde a violência, falta de segurança e a falta de adultos disponíveis implica na diminuição drástica da mobilidade de crianças, na redução dos espaços de movimentação ao ar livre e no aumento do uso dos dispositivos eletrônicos. O brincar livremente em espaços abertos, ao ar livre e na natureza se tornou algo perigoso e pouco explorado pelas crianças. A infância atual é marcada pelas brincadeiras em espaços fechados e reduzidos, com brinquedos prontos e que pouco estimulam a criatividade e o movimento. É neste contexto que este estudo busca compreender de que modo pais e professores contribuem para o brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. A análise centra-se na compreensão da perspetiva de pais e professores sobre o brincar livremente na natureza, seus benefícios e a importância dada a este brincar na infância das crianças. Este estudo enquadra-se como uma investigação do tipo qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o principal instrumento de coleta de dados. Com uma amostra de 39 pais e 16 professores distribuídos pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém, foi possível concluir que pais e professores identificam os benefícios de brincar livremente na natureza, embora as suas perceções sobre os riscos e falta de segurança impeçam que estes possam contribuir de forma efetiva no brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. Com este estudo foi possível perceber que há uma urgência em desconstruir a cultura da segurança, ocupar espaços públicos e permitir que as crianças voltem a brincar livremente. O que só é possível através da elaboração de políticas públicas que possibilitem uma maior mobilidade das crianças e que promovam o brincar livremente ao mesmo tempo que permitam aos pais e professores sentirem-se seguros em deixar as suas crianças brincarem sem a interferência de adultos.pt_PT
dc.identifier.tid202910172pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6537
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectInfâncipt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectChildren, Childhood, Nature, Play Freept_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectNaturept_PT
dc.subjectPlay Freept_PT
dc.titleBrincar livremente na natureza: contributo de pais e professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Isabela_Maria.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: