Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os sentimentos dos alunos face a diferentes recursos de avaliação – estudo de caso numa turma de 4.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Margarida Fernandes | |
dc.contributor.author | Monteiro, Cátia Sofia Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T14:10:25Z | |
dc.date.available | 2024-12-18T14:10:25Z | |
dc.date.issued | 2024-11-15 | |
dc.description.abstract | Este relatório reflete as experiências vivenciadas ao longo da prática pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, e inclui duas componentes essenciais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na componente reflexiva podemos encontrar duas reflexões: a primeira incide sobre o trabalho desenvolvido no 1.º ciclo, em turmas do 2.º e 4.ºano de escolaridade. Segue-se a experiência em contexto de 2.º ciclo, numa turma do 5.ºano de escolaridade, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Destas reflexões emanam as principais dificuldades sentidas na prática pedagógica, como a gestão de sala e a adaptação de atividades às necessidades dos alunos, destacando o valor de estratégias diversificadas para promover o desenvolvimento das crianças. Apresentam-se também parte das aprendizagens realizadas, como o uso do jogo como estratégia educativa e a importância de integrar conteúdos de Ciência-Tecnologia-Sociedade para enriquecer a aprendizagem dos alunos. Na componente investigativa, foi elaborado um estudo sobre os sentimentos dos alunos em relação à utilização de diferentes recursos de avaliação (digitais e em papel). O principal objetivo da investigação foi explorar como os Recursos Educativos Digitais podem influenciar positivamente o processo de avaliação, através do desenvolvimento de sentimentos positivos, promovendo uma relação mais saudável e motivadora com a aprendizagem. O estudo envolveu a aplicação de questionários e tarefas de avaliação em formato digital e em papel e a análise dos resultados permitiu perceber que os alunos demonstram uma maior motivação e envolvimento quando utilizam ferramentas digitais, o que se pode refletir no seu desempenho. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203768264 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10323 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciclo pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Avaliação para a aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Recursos digitais | pt_PT |
dc.subject | Sentimentos | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os sentimentos dos alunos face a diferentes recursos de avaliação – estudo de caso numa turma de 4.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |