Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os sentimentos dos alunos face a diferentes recursos de avaliação – estudo de caso numa turma de 4.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes
dc.contributor.authorMonteiro, Cátia Sofia Teixeira
dc.date.accessioned2024-12-18T14:10:25Z
dc.date.available2024-12-18T14:10:25Z
dc.date.issued2024-11-15
dc.description.abstractEste relatório reflete as experiências vivenciadas ao longo da prática pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, e inclui duas componentes essenciais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na componente reflexiva podemos encontrar duas reflexões: a primeira incide sobre o trabalho desenvolvido no 1.º ciclo, em turmas do 2.º e 4.ºano de escolaridade. Segue-se a experiência em contexto de 2.º ciclo, numa turma do 5.ºano de escolaridade, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Destas reflexões emanam as principais dificuldades sentidas na prática pedagógica, como a gestão de sala e a adaptação de atividades às necessidades dos alunos, destacando o valor de estratégias diversificadas para promover o desenvolvimento das crianças. Apresentam-se também parte das aprendizagens realizadas, como o uso do jogo como estratégia educativa e a importância de integrar conteúdos de Ciência-Tecnologia-Sociedade para enriquecer a aprendizagem dos alunos. Na componente investigativa, foi elaborado um estudo sobre os sentimentos dos alunos em relação à utilização de diferentes recursos de avaliação (digitais e em papel). O principal objetivo da investigação foi explorar como os Recursos Educativos Digitais podem influenciar positivamente o processo de avaliação, através do desenvolvimento de sentimentos positivos, promovendo uma relação mais saudável e motivadora com a aprendizagem. O estudo envolveu a aplicação de questionários e tarefas de avaliação em formato digital e em papel e a análise dos resultados permitiu perceber que os alunos demonstram uma maior motivação e envolvimento quando utilizam ferramentas digitais, o que se pode refletir no seu desempenho.pt_PT
dc.identifier.tid203768264pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10323
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiclo pedagógicopt_PT
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapt_PT
dc.subjectAvaliação para a aprendizagempt_PT
dc.subjectRecursos digitaispt_PT
dc.subjectSentimentospt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica: os sentimentos dos alunos face a diferentes recursos de avaliação – estudo de caso numa turma de 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cátia Monteiro - Relatório PES.pdf
Size:
6.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: