Repository logo
 
Publication

ESTRATÉGIAS DE ENVOLVIMENTO PARENTAL

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidades
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.advisorSilva, Pedro de Carvalho da
dc.contributor.authorPedrosa, Érica Sousa
dc.date.accessioned2025-06-30T10:47:51Z
dc.date.available2025-06-30T10:47:51Z
dc.date.issued2025-05-18
dc.description.abstractDiversos investigadores sustentam que o envolvimento parental em casa tende a ter um impacto positivo mais forte no desempenho escolar dos alunos do que a participação física dos pais e encarregados de educação (EE) na escola. Neste sentido, importa referir que o principal objetivo da presente investigação passa por compreender qual o tipo de estratégias e práticas utilizadas pelos pais e encarregados de educação no que respeita ao acompanhamento e envolvimento ativo na vida escolar dos seus educandos, algo que tende a ficar invisível em muitas investigações. A bibliografia existente relativa ao tema investigado neste estudo é já bastante extensa; no entanto, considerou-se que, sendo esta uma temática relevante e significativa, é fundamental dar continuidade a pesquisas neste âmbito de forma que cada vez mais seja possível intervir e implementar medidas e estratégias que fomentem o envolvimento e participação ativa dos pais e EE ao longo de todo o percurso escolar das crianças. A pesquisa empírica implicou o uso de duas técnicas de recolha de dados. Num primeiro momento, foi implementado um inquérito por questionário aos encarregados de educação, de forma a compreender se existe um envolvimento ativo na vida escolar das crianças por parte destes, bem como perceber quais as estratégias utilizadas pelos mesmos no que respeita ao acompanhamento realizado aos seus educandos. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a alguns encarregados de educação, cujo principal objetivo recaía em entender a opinião dos mesmos no que respeita à importância do seu envolvimento na vida escolar dos seus filhos, bem como percecionar se os mesmos realizam um acompanhamento regular aos seus educandos e através de que estratégias o fazem. Os dados foram posteriormente analisados através de análise estatística descritiva e de análise de conteúdo e confrontados com os autores e conceitos inventariados ao longo do enquadramento teórico.por
dc.identifier.tid203958276
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13457
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEnvolvimento parental
dc.subjectMediação intercultural
dc.subjectRelação escola-família
dc.subjectSucesso educativo
dc.titleESTRATÉGIAS DE ENVOLVIMENTO PARENTAL
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado MIIS_ Érica Pedrosa_ Março2025.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: