Repository logo
 
Publication

A minha caminhada no mundo da Educação de Infância: um processo de evolução e mudança acompanhado com aprendizagens matemáticas das crianças com o Tangram

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.advisorMartins, Joana Filipa da Costa
dc.contributor.authorNeves, Diana Filipa Rodrigues
dc.date.accessioned2025-02-11T10:29:15Z
dc.date.available2025-02-11T10:29:15Z
dc.date.issued2024-11-21
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada descreve a minha experiência e caminhada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este encontra-se or-ganizado em três partes: Parte I – “A Descoberta do Caminho no Meio das Incertezas: a Experiência em Creche”; Parte II – “A Lupa para o Crescimento: a Experiência em Jardim de Infância I”; Parte III – “A Confiança no Processo de Desenvolvimento e de Aprendizagem: a Ex-periência em Contexto de Jardim de Infância II”. A Parte I e a Parte II, procuram refletir sobre as vivências, as aprendi-zagens e a minha evolução nas Práticas de Ensino Supervisionadas, a primeira parte no contexto de Creche, no setor privado, e a segunda parte no contexto de Jardim de Infância I, também no setor privado. A Parte III contempla a reflexão sobre as vivências, as aprendizagens e a minha evolução na Prática de Ensino Supervisionada no contexto de Jardim de Infância II, no setor público. Apresenta, ainda, um estudo realizado nesse contexto, com quatro crianças de cinco anos de idade. Este estudo de caso qualitativo pretendeu identificar os contributos do Tangram ao nível das aprendizagens geométricas e das competências transversais das crianças, através da sua exploração, num conjunto de quatro sessões de exploração, previamente planificadas. Os resultados alcançados apontam que o uso do Tangram proporcionou às crianças oportunidades de várias aprendizagens geométricas, bem como evidenciou o surgimento de aprendizagens adicionais na área da matemática, sendo que as competências transversais, nomeadamente a comunicação e a representação, surgiram como meio de auxílio para as crianças demonstrarem as suas ideias matemáticas e as suas aprendiza-gens. Por último, o presente relatório, apresenta as considerações finais, no qual serão destacadas as aprendizagens mais significativas de um ano e meio de formação, sendo que estas serão a base e as ferramentas essen-ciais para a minha caminhada futura enquanto educadora de infância.pt_PT
dc.identifier.tid203887255pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10470
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCiclo Pedagógicopt_PT
dc.subjectCompetências Transversaispt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectTangrampt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.titleA minha caminhada no mundo da Educação de Infância: um processo de evolução e mudança acompanhado com aprendizagens matemáticas das crianças com o Tangrampt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-da-pratica-de-ensinosupervisionada_mepe_diana-filipa-neves_após correções formais.pdf
Size:
6.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: