Repository logo
 
Publication

Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indĂșstria farmacĂȘutica

dc.contributor.authorJorge, Vasco Alexandre dos Santos SimÔes
dc.date.accessioned2010-12-10T09:35:11Z
dc.date.available2010-12-10T09:35:11Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de Mestrado na årea científica de Gestão, Especialidade de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho.por
dc.description.abstractO objectivo central deste trabalho de investigação Ă© identificar as determinantes do valor da marca no contexto de um estudo de caso na indĂșstria farmacĂȘutica em Portugal. Este trabalho procura tambĂ©m sugerir orientaçÔes que permitam Ă  empresa maximizar o valor da sua marca. A realização de um trabalho de investigação com estes objectivos justifica-se porque a marca e o valor que lhe estĂĄ associado representam vantagens competitivas para a empresa detentora da marca. Assim, perceber quais as determinantes do valor associado Ă  marca Ă© perceber tambĂ©m como a empresa se poderĂĄ posicionar num mercado cada vez mais concorrencial e maduro, podendo desta forma promover e estimular determinantes essenciais com o objectivo de aportar mais valor para a marca. As hipĂłteses desenvolvidas foram testadas partindo de uma amostra de 83 questionĂĄrios, aplicados junto de paĂ­s a nĂ­vel nacional que se encontram numa fase prĂ©-natal. Da anĂĄlise, resultou que o valor associado Ă  marca Ă© essencialmente explicado pelas seguintes variĂĄveis: preço prĂ©mio, valor percepcionado e inovação. Estes resultados realçam a importĂąncia que variĂĄveis relacionadas com a oferta da organização tĂȘm na formação e consolidação do valor associado Ă  marca. Por outro lado, sublinham a importĂąncia que estratĂ©gias orientadas para a construção da marca tĂȘm na diferenciação da oferta, ou seja, na construção de vantagens competitivas sustentĂĄveis e de elementos de diferenciação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/349
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectValor da marcapor
dc.subjectDeterminantes do valor da marcapor
dc.titleOs determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indĂșstria farmacĂȘuticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vasco Jorge_Capa Tese.pdf
Size:
64.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capa da dissertação
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_de_Mestrado_Vasco_Jorge_01 Nov.pdf
Size:
698.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de Mestrado
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: