Repository logo
 
Publication

O Impacto da Educação no Empreendedorismo com o Efeito Moderador da Cultura

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, Nuno Manuel Rosa dos
dc.contributor.advisorSantos, João Neves de Carvalho
dc.contributor.authorOliveira, Joana Rodrigues de
dc.date.accessioned2024-07-05T14:29:00Z
dc.date.available2024-07-05T14:29:00Z
dc.date.issued2024-05-17
dc.description.abstractO empreendedorismo é um conceito complexo e é influenciado por uma variedade de fatores. Esta dissertação tem o propósito de investigar o impacto da educação no empreendedorismo, considerando o efeito moderador da cultura. Por outras palavras, a dissertação pretende compreender de que forma os valores de uma sociedade moldam a propensão dos indivíduos a se tornarem empresários, investigando a relação existente entre a dimensão cultural do individualismo/coletivismo, por Geert Hosftede, o nível de educação de um determinado país e a decisão pelo desenvolvimento de atividades empreendedoras. Os resultados obtidos, através da recolha de dados de bases de dados certificadas como o World Bank e o PNUD englobam mais de 200 países no total e demonstram que existe, de facto, uma correlação, ainda que negativa, entre a taxa de conclusão do ensino superior e o número de empresas criadas, isto é, quanto maior for o número de indivíduos bem-sucedidos na educação superior num determinado país, teoricamente menor serão os níveis de empreendedorismo para a mesma amostra. Infelizmente, não foi se chegou a nenhuma evidência de que o ensino secundário e a dimensão cultural do individualismo/coletivismo tivessem algum tipo de influência no empreendedorismo. Ainda assim, esta dissertação contribuiu para o conhecimento existente, uma vez que foi verificada uma discrepância de resultados na literatura existente em relação aos tópicos analisados. Contudo, foram registadas algumas limitações à análise devido à disponibilidade limitada de dados recentes e à complexidade das matérias em estudo. Por fim, foi detetada uma necessidade de se desenvolver um quadro teórico consistente que possa orientar investigações futuras e esclarecer a verdadeira relação entre a educação, o empreendedorismo e o efeito moderador da cultura.pt_PT
dc.identifier.tid203657578pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9814
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectEducação secundáriapt_PT
dc.subjectEducação superiorpt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectIndividualismopt_PT
dc.titleO Impacto da Educação no Empreendedorismo com o Efeito Moderador da Culturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Empreendedorismo e Inovaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_JoanaOliveira.pdf
Size:
461.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: