Repository logo
 
Publication

O impacto do marketing relacional e do entorno na fidelização dos estudantes mediado pela satisfação: um estudo aplicado ao CCSO da UFMA

dc.contributor.authorMarques, Alzira
dc.contributor.authorMendes, Maria Raimunda Marques
dc.date.accessioned2019-01-14T15:29:55Z
dc.date.available2019-01-14T15:29:55Z
dc.date.issued2018-07
dc.description.abstractAs Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) aplicam o marketing para ganhar vantagem competitiva. A fidelização dos seus estudantes revela-se de maior relevância estratégica, não apenas no regresso à IFES para novas formações, mas na sua recomendação. Neste contexto, pretende-se verificar a utilidade da orientação para o estudante das IFES, analisando a influência das práticas do Marketing Relacional na satisfação e fidelização dos estudantes. Assim, com base em uma amostra de 547 alunos de graduação do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA estimou-se um modelo dos mínimos quadrados parciais, com recurso ao software SmartPLS. Os resultados evidenciaram que as práticas de marketing relacional do CCSo promovem a satisfação dos alunos, que, por sua vez, reflecte-se, positivamente, em sua fidelização, salientando-se o efeito positivo da zona envolvente do CCSo na satisfação dos seus alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p11-26.2018pt_PT
dc.identifier.issn1984-7297
dc.identifier.other2359-618X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3722
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Universitário Christus/Universidade de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.unichristus.edu.br/index.php/gestao/article/view/2037/774pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectFidelizaçãopt_PT
dc.subjectEntornopt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectPLSpt_PT
dc.titleO impacto do marketing relacional e do entorno na fidelização dos estudantes mediado pela satisfação: um estudo aplicado ao CCSO da UFMApt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasil/Portugal-Coimbrapt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.titleRevista Gestão em Análise - ReGeApt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameMarques
person.givenNameAlzira
person.identifier.ciencia-id1519-309E-BC47
person.identifier.orcid0000-0001-6607-852X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd558615c-d75f-42b4-8b6c-c160e48304cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd558615c-d75f-42b4-8b6c-c160e48304cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O impacto do marketing relacional e do entorno na fidelização dos estudantes mediado pela satisfação....pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: