Repository logo
 
Publication

Notas etnográficas sobre práticas de cidadania ativa numa escola multicultural

dc.contributor.authorCatela, Joana
dc.contributor.authorLopes, Sara
dc.date.accessioned2024-09-18T14:03:50Z
dc.date.available2024-09-18T14:03:50Z
dc.date.issued2024-08-22
dc.date.updated2024-09-12T11:51:00Z
dc.description.abstractNas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãospt_PT
dc.description.abstractIn recent decades there has been an increase in migratory movements, causing significant changes in the population composition of Portuguese society and a expansion in its diversity. These transformations are particularly evident in the school context, where the presence of diverse groups with distinct geographic, cultural and linguistic origins highlights their heterogeneity and encourages the school to assume a crucial role in the inclusion of these students. Due to their poor command of the Portuguese language, they attend Portuguese Non-Maternal Language (PNML) classes and participate in other subjects in the classroom with the rest of the class. Based on the teaching experience at a Lisbon School Group, included in a broader research project on the perceptions of PNML students on the Portuguese educational system, the aim of this article is to reflect on the importance of involving these students in participatory pedagogical and creative processes, capable of contributing to an effectively multicultural school. An ethnographic, participatory and multimodal approach was adopted, whose data show that a socio-educational intervention must not only be multidisciplinary, but also consider the active participation of individuals. It must also enhance and value the involvement of children in their educational process and in their formation as citizens.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25112/rco.v2.3859pt_PT
dc.identifier.issn2176-8501
dc.identifier.slugcv-prod-4135833
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10053
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.academia.edu/123288048/Catela_J_Lopes_S_M_2024_Notas_etnogra_ficas_sobre_pra_ticas_de_cidadania_ativa_numa_escola_multiculturalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectParticipatory methodspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectMétodos criativospt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleNotas etnográficas sobre práticas de cidadania ativa numa escola multiculturalpt_PT
dc.title.alternativeEthnographic notes on active citizenship practices in a multicultural schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Conhecimento Onlinept_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamede Carvalho Catela Teixeira
person.familyNameMónico Lopes
person.givenNameMaria Joana
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-idB018-EBAB-1FFE
person.identifier.ciencia-id3517-B12B-D0F3
person.identifier.orcid0000-0002-2347-6613
person.identifier.orcid0000-0002-6607-9677
person.identifier.scopus-author-id57210470531
rcaap.cv.cienciaidB018-EBAB-1FFE | Maria Joana de Carvalho Catela Teixeira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb358aa45-ce94-461d-9467-d5f0238cff10
relation.isAuthorOfPublication5bcf59c1-f083-4fa9-8165-5a3341ac5d94
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bcf59c1-f083-4fa9-8165-5a3341ac5d94

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catela__J._Lopes__S._M.__2024__-_Notas_etnograI_ficas_sobre_praI_ticas_de_cidadania_ativa_numa_escola_multicultural.pdf
Size:
5.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: