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Mediação intercultural como estratégia de integração social numa ‘escola para todos’

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorMarques, José Carlos Laranjo
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Garção Afonso de
dc.date.accessioned2022-04-14T13:40:08Z
dc.date.available2022-04-14T13:40:08Z
dc.date.issued2022-02-08
dc.description.abstractAntigamente, estávamos habituados a olhar para o espaço Escolar de uma forma muito diferente, daquela a que hoje, aos poucos, nos vamos habituando a observar. Se há uns tempos atrás estávamos familiarizados com uma Escola organizada mediante a rigidez e normas especificas para alcançar o respeito, nos dias de hoje têm ocorrido inúmeras transformações no espaço Escolar, resultantes, também, da diversidade étnica e cultural que carateriza a sociedade contemporânea, e que se reflete nos comportamentos e maneiras de ser e de estar de cada aluno que integra o espaço escolar, cada um com a sua origem, regras e costumes diferenciados. Perante esta nova ideologia de “Uma Escola para todos”, vários são os aspetos com os quais a Escola de hoje e os seus profissionais se devem preocupar, nomeadamente, o crescimento exponencial do número de alunos que frequentam o espaço escolar, bem como a sua multiculturalidade. Preocupações que exigem a sua readaptação e transformação à nova realidade escolar, ao encarar e lidar com as diferenças, não somente pela sua aceitação, mas, também, mediante a sua compreensão, normalização e respeito pela mesma e por todos. Para tal, a Escola assume-se hoje como uma importante interfase cultural entre as distintas comunidades, tornando-se num espaço de pertença tanto para as crianças que a frequentam, como para as suas famílias. Neste sentido, para conseguir alcançar uma “Escola para Todos”, a Medicação Intercultural surge como uma nova forma de atuação no espaço escolar. Baseado neste pressuposto surge o presente trabalho, intitulado “Mediação Intercultural como estratégia de Integração social numa ‘Escola para Todos’”, enquadrando-se na modalidade de estágio curricular, realizado no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, mais concretamente na Escola Básica da Cruz da Picada. A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Mediação em contexto escolar, tendo como principal objetivo a criação e dinamização de grupos de trabalho, mediante o desenvolvimento de estratégias de mediação entre pares para a redução de conflitos no contexto escolar, envolvendo os alunos do primeiro ciclo, bem como os seus pais, no sentido de os integrar mais no processo escolar dos seus filhos. O presente trabalho dá, assim, conta de todas as atividades e metodologias adotadas ao longo dos vários meses de estágio, podendo destacar-se como estratégias adotadas a observação direta e participante, a investigação-ação e a análise documental, pondo em prática a medicação intercultural, sempre que possível, ao longo de todas as intervenções.pt_PT
dc.identifier.tid202993264pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7003
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectIntegração socialpt_PT
dc.titleMediação intercultural como estratégia de integração social numa ‘escola para todos’pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

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Relatório final de Mestrado, MIIS - Ana Garção Afonso de Almeida.pdf
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