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Abstract(s)
Atualmente os clientes estĆ£o mais evoluĆdos, informados e exigentes. Os processos de seleção dos fornecedores alteraram-se profundamente, o consumo dos produtos/serviƧos acontece de forma antecipada e obedece a mĆŗltiplas variĆ”veis com particular destaque para as imagens reproduzidas na mente dos consumidores. A seleção dos produtos passa por isso, a ser feita sem o recurso a intermediĆ”rios alterando o paradigma da promoção e distribuição.
No seguimento do primeiro ano de estudos teóricos em Gestão e Direção Hoteleira, o segundo ano baseou-se numa experiência de estÔgio com duração de nove meses, realizado no VILA VITA Parc Resort & SPA no Algarve, cujo principal objetivo foi desenvolver o conhecimento teórico adquirido ao longo do percurso académico e ainda as reforçar competências adquiridas previamente. Neste sentido, o estÔgio decorreu por diversos departamentos, tais como: Sales & Marketing, Financeiro, Alojamentos, Recursos Humanos, Food & Beverage, Qualidade e Ambiente e Assistente de Direção Geral.
Na sequência do referido anteriormente, é também objetivo o desenvolvimento de um desafio, que se baseou na identificação de uma janela de oportunidade para uma intervenção na Ôrea da operação, e desenvolvimento da mesma.
A diferenciação ambiental Ć© um dos fatores cada vez mais procurados por quem procura um hotel. Caso o mesmo consiga a junção entre o luxo e conforto e a redução de desperdĆcio de energia e recursos Ć© um fator de diferenciação exponencial.
No decorrer do estĆ”gio, o tema para o desafio desenvolveu-se e deu origem Ć ideia de implementar um sistema de sustentabilidade no resort. Os objetivos inerentes Ć aplicação do referido anteriormente estĆ£o relacionados com o posicionamento do resort no mercado, a formação ambiental dos colaboradores e com sistemas de reciclagem de resĆduos: Velas, cartĆ£o e papel, plĆ”stico e metal, vidro, rolhas, óleos alimentares usados e tinteiros e toneres. Este mĆ©todo de sustentabilidade teve a duração prĆ”tica de seis meses (Janeiro a Junho 2015) e atravĆ©s do mesmo foram obtidos resultados bastantes satisfatórios no que diz respeito Ć s vantagens económicas associadas (ā¬5959.57) e Ć preservação do meio-ambiente.
Description
Keywords
Sustentabilidade Ambiente Turismo e Hotelaria Redução de Custos