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Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade digital segundo o normativo ISO 9001:2015 numa empresa do setor das Tecnologias de Informação

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Apesar de ser um processo voluntário, muitas empresas investem na certificação dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade movidas por motivações, quer internas, quer externas. A ISO 9001 é a norma mais utilizada a nível mundial no que respeita à gestão da Qualidade, sendo aplicável a todo o tipo de Organizações, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. A última edição da norma foi publicada em 2015 e veio trazer mais flexibilidade, diminuindo as exigências em termos de documentação e registos e introduzindo o conceito de pensamento baseado no risco. A massificação do certificado, aliada ao investimento de recursos humanos e financeiros necessários à manutenção da certificação constituem parte dos motivos que justificam o fenómeno de descertificação que se tem observado nos últimos anos. O presente relatório descreve as atividades realizadas durante um estágio curricular no âmbito do 2º ano do mestrado em Controlo de Gestão. A entidade acolhedora foi a Arentia SA, uma empresa que atua no setor das Tecnologias de Informação, que pretendia construir um Sistema de Gestão da Qualidade digital. Para além da descrição das atividades desenvolvidas, é apresentado um estudo qualitativo relativo ao impacto da digitalização nas práticas da gestão da Qualidade e no futuro dos sistemas de gestão.

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Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Certificação Descertificação Digitalização Tecnologias de Informação

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