Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Apesar de ser um processo voluntário, muitas empresas investem na certificação dos seus
Sistemas de Gestão da Qualidade movidas por motivações, quer internas, quer externas. A
ISO 9001 é a norma mais utilizada a nível mundial no que respeita à gestão da Qualidade,
sendo aplicável a todo o tipo de Organizações, independentemente do seu tamanho ou setor
de atuação. A última edição da norma foi publicada em 2015 e veio trazer mais flexibilidade,
diminuindo as exigências em termos de documentação e registos e introduzindo o conceito
de pensamento baseado no risco. A massificação do certificado, aliada ao investimento de
recursos humanos e financeiros necessários à manutenção da certificação constituem parte
dos motivos que justificam o fenómeno de descertificação que se tem observado nos últimos
anos.
O presente relatório descreve as atividades realizadas durante um estágio curricular no
âmbito do 2º ano do mestrado em Controlo de Gestão. A entidade acolhedora foi a Arentia
SA, uma empresa que atua no setor das Tecnologias de Informação, que pretendia construir
um Sistema de Gestão da Qualidade digital. Para além da descrição das atividades
desenvolvidas, é apresentado um estudo qualitativo relativo ao impacto da digitalização nas
práticas da gestão da Qualidade e no futuro dos sistemas de gestão.
Description
Keywords
Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Certificação Descertificação Digitalização Tecnologias de Informação