Publication
A MEDIAÇÃO NA PERSPETIVA DOS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pimentel, Luísa Maria Gaspar | |
dc.contributor.author | Silva, Bárbara Daniela Carvalho da | |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T15:31:19Z | |
dc.date.available | 2025-01-17T15:31:19Z | |
dc.date.issued | 2024-12-02 | |
dc.description.abstract | A mediação sociocultural em contexto escolar atua de forma preventiva, antecipando e evitando conflitos, promovendo o respeito por si e pelos outros, e criando um ambiente inclusivo. A mediação deve ser entendida como uma teia, abrangendo professores, funcionários, alunos e suas famílias, além da articulação pelas escolas com outras entidades. Diante deste contexto, houve a necessidade de investigar e compreender a mediação escolar na perspetiva dos diferentes intervenientes no contexto escolar, focando especificamente uma escola em Rio Maior. O principal objetivo desta dissertação de mestrado é perceber como a mediação é vista pelos intervenientes no contexto escolar, nomeadamente professores e funcionários. Do ponto de vista empírico, o modelo de investigação presente é um estudo de caso, recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa. O estudo teve por base duas entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais, com onze intervenientes no contexto escolar, três do sexo masculino e oito do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 43 e os 58 anos. Os resultados mostram que é importante a presença da mediação estar nas escolas, mas para tal é necessário explicar e dar a conhecer mais esta área, como também, aumentar o número de profissionais na escola para se conseguir dar resposta com mais brevidade, havendo assim uma maior prevenção dos casos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203806581 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10404 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Mediação intercultural | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Perceções | pt_PT |
dc.subject | Mediação sociocultural | pt_PT |
dc.title | A MEDIAÇÃO NA PERSPETIVA DOS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- barbara-silva_dissertacao-de-mestrado-83_após correções formais.pdf
- Size:
- 728.85 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: