Repository logo
 
Publication

A MEDIAÇÃO NA PERSPETIVA DOS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorPimentel, Luísa Maria Gaspar
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Daniela Carvalho da
dc.date.accessioned2025-01-17T15:31:19Z
dc.date.available2025-01-17T15:31:19Z
dc.date.issued2024-12-02
dc.description.abstractA mediação sociocultural em contexto escolar atua de forma preventiva, antecipando e evitando conflitos, promovendo o respeito por si e pelos outros, e criando um ambiente inclusivo. A mediação deve ser entendida como uma teia, abrangendo professores, funcionários, alunos e suas famílias, além da articulação pelas escolas com outras entidades. Diante deste contexto, houve a necessidade de investigar e compreender a mediação escolar na perspetiva dos diferentes intervenientes no contexto escolar, focando especificamente uma escola em Rio Maior. O principal objetivo desta dissertação de mestrado é perceber como a mediação é vista pelos intervenientes no contexto escolar, nomeadamente professores e funcionários. Do ponto de vista empírico, o modelo de investigação presente é um estudo de caso, recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa. O estudo teve por base duas entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais, com onze intervenientes no contexto escolar, três do sexo masculino e oito do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 43 e os 58 anos. Os resultados mostram que é importante a presença da mediação estar nas escolas, mas para tal é necessário explicar e dar a conhecer mais esta área, como também, aumentar o número de profissionais na escola para se conseguir dar resposta com mais brevidade, havendo assim uma maior prevenção dos casos.pt_PT
dc.identifier.tid203806581pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10404
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMediação interculturalpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectMediação socioculturalpt_PT
dc.titleA MEDIAÇÃO NA PERSPETIVA DOS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASOpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
barbara-silva_dissertacao-de-mestrado-83_após correções formais.pdf
Size:
728.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: