Publication
Da Creche ao Jardim de Infância: um processo de construção da prática docente
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.advisor | Correia, Sónia Cristina Lopes | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Filipa Jesus | |
dc.date.accessioned | 2017-12-15T15:34:11Z | |
dc.date.available | 2017-12-15T15:34:11Z | |
dc.date.issued | 2017-11-09 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017 e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão reflexiva e Parte II – Dimensão investigativa. Na Parte I apresenta-se o processo de aprendizagem vivido nos três contextos de Prática de Ensino Supervisionada (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), refletindo-se sobre os vetores da Educação de Infância. Na Parte II apresenta-se o ensaio investigativo, realizado num Jardim de Infância da rede privada, com o objetivo de identificar as explorações que três crianças com seis anos de idade realizaram com materiais naturais (folhas de plantas, sementes, frutos e legumes). Os resultados analisados à luz de três processos básicos da ciência (observação, classificação e comunicação) revelaram que as crianças em estudo valorizaram a observação através da visão, classificaram os objetos predominantemente por um critério (apenas um dos participantes mostrou consistência em organizar os objetos por dois critérios em simultâneo) e recorreram predominantemente à comunicação verbal. Estes resultados permitem refletir sobre as características de desenvolvimento das crianças em estudo e sobre o papel do contacto com objetos naturais na construção do conhecimento do mundo das crianças em idade pré-escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201784866 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2903 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ciência | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.title | Da Creche ao Jardim de Infância: um processo de construção da prática docente | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório Final MEPE_Ana Filipa Silva.pdf
- Size:
- 6.37 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: