| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| Texto da comunicação | 145.71 KB | Adobe PDF | ||
| Apresentação powerpoint | 161.02 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O aumento da diversidade de públicos na escola portuguesa tem originado políticas diferentes das respostas escolares habituais, procurando passar do ensino uniforme, transmissivo e expositivo, indiferente à diversidade, para um ensino centrado na organização e gestão de situações diferenciadas e interactivas de aprendizagem que contemple o trabalho social na própria escola. Esta mudança implica alterações profundas nas formas de trabalhar dos professores. Estes, por muito multifacetados que sejam, nem sempre estão preparados para este tipo de trabalho. Como gerir as tensões socioculturais na escola de hoje? Apenas com professores ou, também, com educadores sociais, mediadores e outros profissionais sociais na escola?
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
VIEIRA, Ana ; VIEIRA, Ricardo – Trabalho social e mediação sociopedagógica: análise comparativa de 3 territórios escolares em Portugal. In: Congresso LAB de Ciências Sociais, XI, Salvador da Bahia, Brasil, 2011.
