Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Trabalho social e mediação sociopedagógica: análise comparativa de 3 territórios escolares em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2011_Trabalho Social e Mediação Sociopedagógica AV e RV_10 j.pdfTexto da comunicação145.71 KBAdobe PDF Download
Trabalho Social e Mediação Sociopedagógica_análise comparati.pdfApresentação powerpoint161.02 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O aumento da diversidade de públicos na escola portuguesa tem originado políticas diferentes das respostas escolares habituais, procurando passar do ensino uniforme, transmissivo e expositivo, indiferente à diversidade, para um ensino centrado na organização e gestão de situações diferenciadas e interactivas de aprendizagem que contemple o trabalho social na própria escola. Esta mudança implica alterações profundas nas formas de trabalhar dos professores. Estes, por muito multifacetados que sejam, nem sempre estão preparados para este tipo de trabalho. Como gerir as tensões socioculturais na escola de hoje? Apenas com professores ou, também, com educadores sociais, mediadores e outros profissionais sociais na escola?

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

VIEIRA, Ana ; VIEIRA, Ricardo – Trabalho social e mediação sociopedagógica: análise comparativa de 3 territórios escolares em Portugal. In: Congresso LAB de Ciências Sociais, XI, Salvador da Bahia, Brasil, 2011.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue