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Sumol e Guaraná

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrites, Leonel dos Reis
dc.contributor.authorRodrigues, Sara Catarina Freire
dc.date.accessioned2024-08-24T12:12:12Z
dc.date.available2024-08-24T12:12:12Z
dc.date.issued2024-07-01
dc.description.abstractA presente investigação tem como principal objetivo a compreensão das abordagens das marcas Sumol e Guaraná na rede social TikTok. Desse modo, procuramos contribuir para o conhecimento das estratégias a adotar na plataforma TikTok, levadas a cabo por parte de duas marcas com presenças relevantes em dois mercados distintos: Portugal e Brasil. Para o desenvolvimento desta investigação procurámos criar uma análise comparativa entre as duas marcas em foco, conciliando a análise de dados quantitativos (métricas de alcance e engagement) e a interpretação de dados qualitativos, nomeadamente ao nível das abordagens de comunicação e dos elementos discursivos verbais e não-verbais. Uma vez definido o corpus de análise, a análise quantitativa incidiu na análise da performance das marcas no TikTok, através da interpretação de insights disponibilizados na plataforma Exolyt e, posteriormente, foi realizada uma análise exclusiva a seis vídeos de cada marca, com maior taxa de engagement, apoiando-nos nas dimensões referidas anteriormente. Numa dimensão de análise qualitativa, socorremo-nos também de ferramentas da análise crítica do discurso e da gramática do design visual, procurando identificar estratégias de marketing e comunicação da Sumol e Guaraná para a plataforma TikTok. Tendo em consideração os insights recolhidos, através das diferentes metodologias de pesquisa, foi possível constatar diferenças nas estratégias adotadas por parte das marcas Sumol e Guaraná, nomeadamente ao nível do tom, estilo, recursos e mensagens veiculadas. Neste trabalho constatámos, de igual modo, a importância dos influenciadores nativos e product placement como alicerce comum das estratégias de conteúdo.pt_PT
dc.identifier.tid203683706pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9917
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectSumolpt_PT
dc.subjectGuaranápt_PT
dc.subjectTikTokpt_PT
dc.titleSumol e Guaranápt_PT
dc.title.alternativeanálise das estratégias de conteúdo das marcas na rede social TikTokpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

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