Publication
De seniores para seniores. Proalfa: Um projeto de alfabetização com dinâmicas de animação socioeducativa
dc.contributor.author | Lopes, Sara | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.contributor.author | Pimentel, Luísa | |
dc.contributor.author | Sousa, Jenny | |
dc.contributor.author | Mesquita, Miguel | |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T13:07:24Z | |
dc.date.available | 2023-12-27T13:07:24Z | |
dc.date.issued | 2021-09-04 | |
dc.date.updated | 2023-12-15T15:32:55Z | |
dc.description.abstract | Num contexto de transformações demográficas, de incentivo à educação ao longo da vida, de necessidade de valorizar o papel dos seniores na sociedade e de promover a convivência entre gerações, foi criado o projeto ProAlfa, para utentes de uma estrutura residencial para pessoas idosas de Leiria – Portugal. O objetivo é potenciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, e promover a interação social. As oficinas decorrem uma vez por semana, no espaço da instituição, sendo dinamizadas, voluntariamente, por quatro estudantes seniores do Programa 60+ do Politécnico de Leiria. O presente artigo apresenta parte da investigação realizada no âmbito do ProAlfa, com os seguintes objetivos: conhecer os motivos que levam os seniores a participar no projeto, identificar as atividades que realizam e as que mais valorizam, além de conhecer as expetativas dos participantes sobre o mesmo. Em nível metodológico, a pesquisa é um estudo de caso, de abordagem mista, concretizado a partir de um inquérito por entrevista,de cariz estruturado, aplicado a dezesseis participantes no ProAlfa. Estes são maioritariamente mulheres, têm idades compreendidas entre os 58 e os 102 anos, e são pouco escolarizados. Os resultados evidenciam que a oportunidade para a realização de aprendizagens valiosas e para conviver são os motivos apontados para a participação no projeto. Realizam semanalmente atividades de leitura, escrita e pintura, sendo esta última a mais valorizada. Apresentam expectativas reduzidas quanto à sua participação no projeto, nomeadamente em relação à aquisição de competências de leitura. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes, S. M., Mangas, C., Pimentel, L., Sousa, J. G., & Mesquita, M. (2021). DE SENIORES PARA SENIORES. PROALFA: UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO COM DINÂMICAS DE ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.118137 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.22456/2316-2171.118137 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2316-2171 | |
dc.identifier.issn | 1517-2473 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3434765 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9132 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | UFRGS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/118137 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Alfabetização | pt_PT |
dc.subject | Animação Socioeducativa | pt_PT |
dc.subject | Seniores | pt_PT |
dc.subject | Educação ao Longo da Vida | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento | pt_PT |
dc.title | De seniores para seniores. Proalfa: Um projeto de alfabetização com dinâmicas de animação socioeducativa | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 260 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 243 | pt_PT |
oaire.citation.title | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento | pt_PT |
oaire.citation.volume | 25 | pt_PT |
person.familyName | Mónico Lopes | |
person.familyName | Mangas | |
person.familyName | Pimentel | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Sara | |
person.givenName | Catarina | |
person.givenName | Luísa | |
person.givenName | Jenny | |
person.identifier.ciencia-id | 3517-B12B-D0F3 | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.ciencia-id | 2019-5539-788F | |
person.identifier.ciencia-id | D718-1B53-F947 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6607-9677 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1331-9876 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1626-6746 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210470531 | |
rcaap.cv.cienciaid | D718-1B53-F947 | Jenny Sousa | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5bcf59c1-f083-4fa9-8165-5a3341ac5d94 | |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2326f141-caf3-4e28-9566-8c1cc16c47d5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2326f141-caf3-4e28-9566-8c1cc16c47d5 |